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dc.contributor.advisorAraujo, Cinthia-
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Nogueira da-
dc.date.accessioned2022-06-14T14:14:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17175-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiosidade popularpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.titleA importância da diferença na construção do conhecimento histórico: a convergência de raça e religiosidade brasileira dentro da sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1905763479089251pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o intuito de analisar a inserção de história e cultura afro brasileiras após a promulgação da lei 10369/03 que tornou a mesma obrigatória na Base Nacional de Cunho Curricular, contextualizando em como o papel dos afrodescendentes foi retratado pela historiografia anterior a lei, pela posterior e atualmente. A pesquisa discutirá com fontes que trazem ideias polarizadoras sobre o tema e tem como objetivo questionar o local da diferença, através da observação da representação africana, no ensino básico brasileiro e em como ela pode ressignificar a construção do conhecimento histórico dos estudantes no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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