Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17175
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A importância da diferença na construção do conhecimento histórico: a convergência de raça e religiosidade brasileira dentro da sala de aula |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Gabriel Nogueira da |
Orientador: | Araujo, Cinthia |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de analisar a inserção de história e cultura afro brasileiras após a promulgação da lei 10369/03 que tornou a mesma obrigatória na Base Nacional de Cunho Curricular, contextualizando em como o papel dos afrodescendentes foi retratado pela historiografia anterior a lei, pela posterior e atualmente. A pesquisa discutirá com fontes que trazem ideias polarizadoras sobre o tema e tem como objetivo questionar o local da diferença, através da observação da representação africana, no ensino básico brasileiro e em como ela pode ressignificar a construção do conhecimento histórico dos estudantes no Brasil. |
Palavras-chave: | Religiosidade popular Cultura Relações étnicas e raciais |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Unidade produtora: | Instituto de História |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GNSilva.pdf | 304.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.