Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17175
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância da diferença na construção do conhecimento histórico: a convergência de raça e religiosidade brasileira dentro da sala de aula
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Gabriel Nogueira da
Orientador: Araujo, Cinthia
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de analisar a inserção de história e cultura afro brasileiras após a promulgação da lei 10369/03 que tornou a mesma obrigatória na Base Nacional de Cunho Curricular, contextualizando em como o papel dos afrodescendentes foi retratado pela historiografia anterior a lei, pela posterior e atualmente. A pesquisa discutirá com fontes que trazem ideias polarizadoras sobre o tema e tem como objetivo questionar o local da diferença, através da observação da representação africana, no ensino básico brasileiro e em como ela pode ressignificar a construção do conhecimento histórico dos estudantes no Brasil.
Palavras-chave: Religiosidade popular
Cultura
Relações étnicas e raciais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Unidade produtora: Instituto de História
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:História

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