Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17185
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Elaboração e aplicação de uma metodologia para um plano de gestão da inovação em uma empresa do setor de construção
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Yohana de Azevedo
Advisor: Silva, Carlos Eduardo Lopes da
Abstract: A inovação tem sido cada vez mais utilizada pelas organizações como estratégia competitiva frente ao cenário da Indústria 4.0, deixando de ser um esforço pontual para ser um desafio permanente e sistêmico nas diferentes áreas do negócio. As ferramentas e processos de Gestão da Inovação são importantes mecanismos para competitividade neste novo cenário, mas ainda não é uma prática amplamente disseminada, principalmente em empresas de médio porte. O presente trata-se da aplicação de metodologia de Gestão da Inovação em uma empresa de médio porte do setor de construção, com atuação no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que se dividiu em cinco fases: diagnóstico da empresa, desenvolvimento de plano de iniciativas estratégicas, implementação de iniciativa-piloto de inovação, acompanhamento e revisão. Com esse estudo foi possível compreender desafios e benefícios da implementação de um programa de gestão e inovação, verificando na prática os resultados positivos e oportunidades de melhora na metodologia.
Keywords: Inovação
Gestão da Inovação
Pesquisa-ação
Innovation
Innovation management
Action research
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Yohana de Azevedo. Elaboração e aplicação de uma metodologia para um plano de gestão da inovação em uma empresa do setor de construção. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YACARVALHO.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.