Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17189
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação dos aspectos clínicos e do estado nutricional de crianças com transtorno do espectro autista do movimento social “Motivados Pelo Autismo Macaé” - MOPAM
Author(s)/Inventor(s): Brandão, Mariana Folly
Advisor: Capelli, Jane de Carlos Santana
Co-advisor: Bouskelá, Alice
Abstract: Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é um grupo de desordens neurocomportamentais de grande complexidade que pode afetar o estado nutricional de crianças, determinando o aparecimento de certas carências nutricionais, podendo comprometer o seu pleno desenvolvimento. Objetivo: Investigar os aspectos clínicos e o estado nutricional de crianças com Transtorno do Espectro Autista do movimento social “Motivados pelo Autismo Macaé – MOPAM” do município de Macaé. Métodos: Foi realizado um estudo transversal com 92 mães de crianças com diagnóstico de TEA membros do MOPAM, com a média(±DP) de idade de 5,4(±1,8) anos. Como instrumento de pesquisa foram utilizados dois questionários virtuais, o primeiro (n=92) contendo dados socioeconômicos, demográficos, características clínicas, características nutricionais e práticas alimentares da criança e o segundo (n=59) contendo um questionário de consumo alimentar, segundo os marcadores de alimentação saudável e não saudável, do Ministério da Saúde. Resultados: Do total de 97 crianças, 95% (n=92) foram avaliadas no primeiro questionário, de ambos os sexos, com a média(±DP) de idade de 5,4(±1,8) anos. A maioria era do sexo masculino 81,5% e não alfabetizadas (75,0%). Verificou-se que 94,6% das crianças apresentaram diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo sem doenças relacionadas. Detectou-se a prevalência de 53,5% de crianças com excesso de peso para a idade; e para o índice estatura por idade, 91,1% apresentaram estatura adequada. Observou-se que 74,6% possuíam o hábito de realizar as refeições assistindo TV, mexendo no computador e/ou celular. Das 59 crianças participantes, 78,0% consumiram feijão no dia anterior; 57,6% frutas frescas e 54,2% vegetais e/ou legumes; 59,3% bebidas adoçadas e 37,3% doces. O consumo de frutas foi maior nas crianças que não usavam telas durante as refeições quando comparadas àquelas que possuíam o hábito. Conclusão: Mais da metade das crianças com TEA apresentou excesso de peso e consumo elevado de bebidas adoçadas e doces.
Keywords: Transtorno do espectro autista
Consumo alimentar
Criança
Estado nutricional
Autism spectrum disorder
Eating
Child
Nutritional status
Transtorno autístico
Autistic disorder
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Production unit: Instituto de Alimentação e Nutrição
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 27-Oct-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BRANDÃO, Mariana Folly. Avaliação dos aspectos clínicos e do estado nutricional de crianças com transtorno do espectro autista do movimento social “Motivados Pelo Autismo Macaé” - MOPAM. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2020.
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFBRANDAO.pdf423.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.