Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17192
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Indústria regional de refrigerantes: um estudo do perfil de consumo de refrigerantes, destacando o refrigerante Moranguitto da região de Macaé-RJ
Autor(es)/Inventor(es): Corrêa, Raíssa Pereira
Orientador: Rivas, Jéssica Chaves
Resumo: Nos últimos anos, as indústrias de bebidas não alcoólicas têm empenhado cada vez mais esforços no desenvolvimento de novos produtos alinhados às mudanças nos hábitos alimentares da sociedade, tais quais exploram formulações com menos teor de açúcar e ingredientes mais naturais. Também empenham esforços em estratégias de marketing e propaganda que englobam as diversas redes de comunicação, como: televisão e redes sociais. Esses fatores caracterizam um dos grandes desafios enfrentados por pequenas marcas regionais que possuem limitações para propagar sua marca, como é o caso do refrigerante Moranguitto® da região de Macaé. Embora as marcas regionais compreendam uma virtude incontestável de proximidade com o consumidor, uma vez que são contempladas com um elo de patrimônio cultural com a região onde se originam, também enfrentam desafios para conquistar espaço no mercado competitivo com marcas que lideram o ranking de vendas. Desta forma, o presente trabalho apresenta uma pesquisa exploratória a fim de compreender um pouco mais quais são os desafios enfrentados pelas indústrias regionais de refrigerantes diante da competitividade de mercado, exemplificando o contexto vivido durante o período de pandemia por COVID-19. Optou-se pela utilização de survey, consistindo em um método de investigação social, através de um questionário online capaz de coletar características e opiniões sobre o consumo de bebidas não alcoólicas, em específico refrigerantes, de um grupo de 63 estudantes na Cidade Universitária de Macaé-RJ. Notou-se que a maioria dos participantes eram mulheres, as quais já haviam ouvido falar sobre a marca regional de Macaé, porém nunca tiveram experiência sensorial com o produto. Os desafios observados durante o estudo foram: o poder de influência de uma marca com ego forte, a potencialização de estratégias de marketing e propaganda, os atributos carregados pelo produto e as mudanças de hábitos alimentares da população. Como resultado dessa pesquisa, foi possível observar a real relevância de realizar estudos comportamentais que analisem o perfil do consumidor, uma vez que essa ferramenta traz vantagens para as pequenas e grandes empresas de alimentos ao identificar os fatores que influenciam a tomada de decisão do público, podendo assim atender de forma mais eficiente as demandas necessárias para enfrentar os desafios na conquista de espaço no mercado econômico. Portanto, foi possível contemplar os objetivos propostos nesse trabalho, trazendo reflexões que são de extrema relevância para o setor acadêmico e o mercado empresarial.
Palavras-chave: Refrigerantes
Consumo de alimentos
Consumidores – comportamento
Estratégia de marketing
Soft drinks
Eating
Consumer behavior
Marketing strategies
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CORRÊA, Raíssa Pereira. Indústria regional de refrigerantes: um estudo do perfil de consumo de refrigerantes, destacando o refrigerante Moranguitto da região de Macaé-RJ. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RPCORREA.pdf897.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.