Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/171
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O uso do YouTube como fonte de informação para o desenvolvimento da Competência em Informação dos discentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Nathália
Advisor: Zattar, Marianna
Abstract: Este trabalho visa analisar o uso do YouTube como fonte de informação para a comunidade acadêmica do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Utiliza os discentes matriculados no segundo e oitavo períodos do curso no segundo semestre do ano de 2015. Busca verificar a utilização dessa fonte informação na aprendizagem e no desenvolvimento da Competência em Informação nas pesquisas e estudos elaborados pelos alunos nas suas trajetórias acadêmicas e de formação profissional. Para isso, contextualiza o cenário com a apresentação da universidade e do curso e tem como referencial teórico a Comunicação Cientifica e a Competência em Informação. Trata-se de uma pesquisa caracterizada como exploratória e básica, que utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados. Apresenta como resultado a utilização do YouTube como uma fonte de informação no desenvolvimento da competência em informação em nível de graduação. Conclui revelando a validade dos estudos de fontes de informação não tradicionais para a competência em informação.
Keywords: Competência informacional
Youtube
Fonte de informação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Mar-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFII_NATHALIA_VERSAO_FINAL.pdf644.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.