Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17201
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Construção e validação de um material educativo como estratégia de promoção da alimentação saudável voltada às crianças menores de 2 anos
Author(s)/Inventor(s): Lobato Calderoni, Thainá
Advisor: Capelli, Jane de Carlos Santana
Co-advisor: Sperandio, Naiara
Abstract: Introdução: Os materiais educativos são importantes instrumentos de promoção da saúde e de educação alimentar e nutricional, pois traduzem conceitos técnicos em uma linguagem mais simples, acessível e de forma prática à população. Objetivo: Desenvolver um material educativo sobre a alimentação de crianças menores de 2 anos voltado as mães, aos familiares, aos cuidadores e aos profissionais de saúde, com ênfase na alimentação complementar. Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo com delineamento estruturado em duas etapas: construção e validação do material educativo. O processo de construção do material educativo se deu a partir da revisão da literatura bem como das atividades práticas de extensão em unidades de saúde do município de Macaé/RJ. A validação foi realizada por especialistas (docentes e nutricionistas) e juízes (graduandos dos cursos de Nutrição e Medicina participantes de projeto de extensão em materno-infantil). No processo de validação, o material educativo foi encaminhado por e-mail aos especialistas (fase 1) e, da mesma forma, após ajustes, segundo as orientações dos mesmos, foi enviado aos juízes (fase 2). Em ambas as fases, o miniguia foi encaminhado junto ao instrumento de avaliação contendo notas de zero a dez para cada item, e do termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados das avaliações das fases 1 e 2 foram analisados e as notas digitadas em uma planilha do programa Excel. Foram calculadas as médias aritméticas, tendo como ponto de corte o valor ≥8 de cada item para verificar a importância/adequação atribuída. Calcularam-se também os desvios-padrão, tendo como ponto de corte o valor <3 para estimar o grau de consenso entre os especialistas e juízes. Resultados: A construção do miniguia ocorreu no período de 31 meses (maio de 2018 - dezembro 2020) e foi intitulado “Alimentando o seu bebê – Miniguia com orientações básicas para escolhas alimentares adequadas”, apresentando três módulos temáticos: Aleitamento materno, Alimentação complementar 1 e Alimentação complementar 2. Em relação a validação pelos especialistas (fase 1), verificou-se a média geral(±DP) de 8,5(±1,2), sendo considerado importante/adequado e consensuado pelos avaliadores. Na fase 2, a média geral(±DP) de 9,9(±0,3) sendo considerada importante/adequado e consensuado pelos juízes. O miniguia passou por uma revisão final, na qual consideraram-se pelo menos três falas recorrentes de diferentes especialistas e quatro falas dos juízes para alteração do material educativo, ou pelo menos uma fala que fosse pertinente com a sua proposta. As principais considerações dadas pelos avaliadores foram relacionadas ao conteúdo, à linguagem, às ilustrações, ao layout e à cultura. Conclusão: O miniguia foi considerado “importante/adequado” e consensuado por todos os especialistas e juízes.
Keywords: Alimentação infantil
Alimentação complementar
Promoção da saúde
Child nutrition
Health promotion
Complementary feeding
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Production unit: Instituto de Alimentação e Nutrição
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Mar-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CALDERONI, Thainá Lobato. Construção e validação de um material educativo como estratégia de promoção da alimentação saudável voltada às crianças menores de 2 anos. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TLCALDERONI.pdf696.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.