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dc.contributor.advisorLacerda, Willy Alvarenga-
dc.contributor.authorBorma, Laura de Simone-
dc.date.accessioned2022-06-14T17:37:59Z-
dc.date.available2022-06-16T03:00:15Z-
dc.date.issued1991-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17208-
dc.description.abstractThe distribution of stresses in cohesive embankments on soft clay is studied. The subject was brought to attention by the observed failure pattern of some trial and highway embankments which showed no open cracks and/or scarps along their surfaces at the onset of failure. Using the Finite Element Method, a parametric study was carried out, with geometry and soil properties in accordance with everyday practice. An analysis was also made of an actual trial embankment that failed in the unusual way described above. The results showed that for embankments with the relation between the half-width and the height smaller than two, failure occurs by sinking of the central portion of the embankment, with development of high horizontal compressive stresses at the top. This confirms field observations.en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTaludespt_BR
dc.subjectSolospt_BR
dc.subjectAterrospt_BR
dc.subjectArgilaspt_BR
dc.titleAnálise numérica da distribuição de tensões em aterros sobre argila molept_BR
dc.title.alternativeNumerical analysis of stress distribution of embankments on soft claysen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8284539093845312pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1192267190424956pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Benedito de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4619685829184881pt_BR
dc.contributor.referee2Sayão, Alberto de Sampaio Ferraz Jardim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192720755330214pt_BR
dc.description.resumoEstuda-se a distribuição de tensões em aterros coesivos construídos sobre argila mole. O interesse pelo assunto foi despertado pela observação do tipo de ruptura de alguns aterros experimentais e de aterros rodoviários onde não foram verificados desníveis, com surgimento de trincas e fendas na plataforma do aterro, durante o estágio inicial da ruptura. Realizou-se, através do Método dos Elementos Finitos, um estudo paramétrico para aterros hipotéticos assentes sobre argila mole, com geometria e propriedades coerentes com as encontradas na prática. Analisou-se ainda o caso de um aterro experimental onde observou-se ocorrência de ruptura não-convencional. Os resultados mostraram que, para o caso de aterros com relação semi-largura da crista/altura de aterro (L/H) menor que 2 (dois), o tipo de ruptura é por afundamento da parte central com surgimento de zona de compressão horizontal elevada na parte superior do aterro, confirmando o comportamento observado na prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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