Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17212
Especie: Dissertação
Título : Análise do comportamento carga recalque e metodologias de controle na implantação de estacas cravadas
Otros títulos: Analysis of the behavior load settlement and methods of control of driven piles
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Romero César
Tutor: Lopes, Francisco de Rezende
Resumen: Os objetivos básicos deste estudo consistiram na discussão das metodologias convencionalmente adotadas em termos de controle "in situ" do comportamento de estacas cravadas, bem como na formulação de procedimentos outros que permitissem análises mais seguras e compatíveis com a natureza complexa do problema. Neste contexto, são expostos os fundamentos da Teoria da Equação da Onda e analisados os principais aspectos de relevância de sua aplicação ao problema da cravação de estacas. Alternativamente, apresenta-se a técnica de controle da cravação baseada na interpretação dos registros de compressões elásticas da estaca e do solo, em lugar da convencional análise de valores das negas adquiridas ao final do evento. Discute-se, ainda, a adequabilidade dos diferentes critérios adotados na prática para a interpretação dos resultados de provas de carga. Propõe-se assim, a partir da combinação coordenada destes procedimentos, uma metodologia específica, visando prever o comportamento e avaliar o desempenho de estacas cravadas. Estas técnicas, são, então, aplicadas e analisadas para um caso de obra, da qual se dispõe de dados completos de cravação e de provas de carga.
Resumen: The main objectives of this study consist of the discussion of the methods usually employed for the control in situ of the behavior of the driven piles, as well as the presentation of other procedures which will allow safer and more suitable analyses. First, the fundamentals of the Wave Equation Analysis are presented and the main relevant points of its application to the problem of pile driving are analyzed. Next, the technique of pile driving control based on the interpretation of the data of rebounds of the pile and the soil are presented, instead of the traditional analysis of the values of the acquired sets at the end of pile driving. Besides, the suitability of the different criteria used in practice for the interpretation of the load tests are discussed. A combination of methods is proposed including these different procedures and aiming at predicting the behavior and evaluation of the performance of driven piles. These methods are then analyzed and applied to a real situation, of which complete driving data and load tests are available.
Materia: Estacas
Capacidade de carga
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::FUNDACOES E ESCAVACOES
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-1986
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

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