Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17225
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Sexismo em The Witcher 3: wild hunt na versão original e em sua localização |
Autor(es)/Inventor(es): | Brito, Camila Maria Trindade de |
Orientador: | Pimentel, Janine Maria Mendonça |
Resumo: | Os estereótipos de gênero e o sexismo fazem parte da mídia e da sociedade, incluindo o mundo dos videogames. O objetivo central desta pesquisa é analisar como a localização de jogos lida com temas sensíveis como o sexismo, usando a obra The Witcher 3: Wild Hunt como objeto de estudo. O método utilizado foi a extração e comparação de exemplos pontuais em situações misóginas no jogo na versão original e em sua localização, discutindo as técnicas de tradução utilizadas, como a transcriação e a tradução literal. A partir desta análise, a pesquisa chega à conclusão de que a localização do game não buscou omitir os termos ofensivos da versão original por conta do público-alvo maior de idade do jogo. Além disso, os resultados ressaltam as relações de poder por trás da existência de termos sexistas em ambos os idiomas, afirmando que a violência de gênero está presente em diversas culturas. |
Palavras-chave: | Gêneros Sexismo Jogos eletrônicos Análise do discurso |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CMTBrito.pdf | 603.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.