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dc.contributor.advisorCosta, Warley da-
dc.contributor.authorSovat, Ingrid da Veiga-
dc.date.accessioned2022-06-14T21:17:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:56Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.citationSOVAT, Ingrid da Veiga. Identidades e trajetórias de professores negros da Faculdade de Educação da UFRJ: uma reflexão sobre o racismo e a luta antirracista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17240-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleIdentidades e trajetórias de professores negros da Faculdade de Educação da UFRJ: uma reflexão sobre o racismo e a luta antirracistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.contributor.referee2Sousa, Renan Santiago de-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar a trajetória acadêmica e práticas antirracistas de docentes negros e negras com matrículas ativas na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para se alcançar tal objetivo, buscou-se Identificar, valorizar as memórias e narrativas da experiência pessoal e profissional de 12 Professores negros em um primeiro momento, tomando como base os dados disponíveis na Plataforma Lattes à época da escrita da monografia, compreendendo que esse é um espaço biográfico potente para o estudo; ainda em busca desse objetivo central, em um segundo momento, foram endereçados formulários individuais para 07 professores desse grupo que desenvolviam pesquisas, ensino e extensão voltados para as práticas antirracistas. O quadro teórico norteador do estudo dialogou com os estudos biográficos (ARFUCH, 2010), Memória (POLLAK, 1992) racismo, racismo institucional, luta antirracista (ALMEIDA, 1998; CAVALLEIRO, 2001; RIBEIRO, 2019). Como resultado da pesquisa observou-se que os professores negros presentes no quadro efetivo da Universidade pública, ainda é pequeno (12 entre 126 professores/as em 2019), sintoma claro do racismo institucional; verificou-se também que as experiências discriminatórias narradas pelos depoentes, pôde contribuir, em maior ou menor grau, para que esses professores construíssem estratégias ou pedagogias antirracistas para sua vida profissional e pessoal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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