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http://hdl.handle.net/11422/17240
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, Warley da | - |
dc.contributor.author | Sovat, Ingrid da Veiga | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T21:17:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
dc.identifier.citation | SOVAT, Ingrid da Veiga. Identidades e trajetórias de professores negros da Faculdade de Educação da UFRJ: uma reflexão sobre o racismo e a luta antirracista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17240 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.title | Identidades e trajetórias de professores negros da Faculdade de Educação da UFRJ: uma reflexão sobre o racismo e a luta antirracista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de | - |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Renan Santiago de | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar a trajetória acadêmica e práticas antirracistas de docentes negros e negras com matrículas ativas na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para se alcançar tal objetivo, buscou-se Identificar, valorizar as memórias e narrativas da experiência pessoal e profissional de 12 Professores negros em um primeiro momento, tomando como base os dados disponíveis na Plataforma Lattes à época da escrita da monografia, compreendendo que esse é um espaço biográfico potente para o estudo; ainda em busca desse objetivo central, em um segundo momento, foram endereçados formulários individuais para 07 professores desse grupo que desenvolviam pesquisas, ensino e extensão voltados para as práticas antirracistas. O quadro teórico norteador do estudo dialogou com os estudos biográficos (ARFUCH, 2010), Memória (POLLAK, 1992) racismo, racismo institucional, luta antirracista (ALMEIDA, 1998; CAVALLEIRO, 2001; RIBEIRO, 2019). Como resultado da pesquisa observou-se que os professores negros presentes no quadro efetivo da Universidade pública, ainda é pequeno (12 entre 126 professores/as em 2019), sintoma claro do racismo institucional; verificou-se também que as experiências discriminatórias narradas pelos depoentes, pôde contribuir, em maior ou menor grau, para que esses professores construíssem estratégias ou pedagogias antirracistas para sua vida profissional e pessoal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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