Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17240
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Identidades e trajetórias de professores negros da Faculdade de Educação da UFRJ: uma reflexão sobre o racismo e a luta antirracista |
Autor(es)/Inventor(es): | Sovat, Ingrid da Veiga |
Orientador: | Costa, Warley da |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a trajetória acadêmica e práticas antirracistas de docentes negros e negras com matrículas ativas na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para se alcançar tal objetivo, buscou-se Identificar, valorizar as memórias e narrativas da experiência pessoal e profissional de 12 Professores negros em um primeiro momento, tomando como base os dados disponíveis na Plataforma Lattes à época da escrita da monografia, compreendendo que esse é um espaço biográfico potente para o estudo; ainda em busca desse objetivo central, em um segundo momento, foram endereçados formulários individuais para 07 professores desse grupo que desenvolviam pesquisas, ensino e extensão voltados para as práticas antirracistas. O quadro teórico norteador do estudo dialogou com os estudos biográficos (ARFUCH, 2010), Memória (POLLAK, 1992) racismo, racismo institucional, luta antirracista (ALMEIDA, 1998; CAVALLEIRO, 2001; RIBEIRO, 2019). Como resultado da pesquisa observou-se que os professores negros presentes no quadro efetivo da Universidade pública, ainda é pequeno (12 entre 126 professores/as em 2019), sintoma claro do racismo institucional; verificou-se também que as experiências discriminatórias narradas pelos depoentes, pôde contribuir, em maior ou menor grau, para que esses professores construíssem estratégias ou pedagogias antirracistas para sua vida profissional e pessoal. |
Palavras-chave: | Racismo Biografia Estudo de caso |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 13-Ago-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOVAT, Ingrid da Veiga. Identidades e trajetórias de professores negros da Faculdade de Educação da UFRJ: uma reflexão sobre o racismo e a luta antirracista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISovat.pdf | 340.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.