Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDelgado, Adriana Patrício-
dc.contributor.authorBezerra, Jussara Gomes Figueiredo-
dc.date.accessioned2022-06-14T21:30:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:56Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.identifier.citationBEZERRA, Jussara Gomes Figueiredo. Percepção dos docentes na implantação de metodologia ativa em uma instituição de ensino superior: análise das características e suas aplicações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17242-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titlePercepção dos docentes na implantação de metodologia ativa em uma instituição de ensino superior: análise das características e suas aplicaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Houri, Mônica de Souza-
dc.contributor.referee2Soares, Carla D. Monteiro-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas das metodologias ativas que têm sido utilizadas no ensino superior, quais suas aplicabilidades e seus processos. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino superior, localizada na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, e que tem como público estudantes de classe média alta, tanto residentes no referido estado quanto oriundos de outros estados do país. Para a produção deste trabalho, a metodologia constituiu-se de levantamento bibliográfico em livros, sites, artigos, revistas científicas e dissertações que versam sobre o tema estudado e por pesquisa empírica de caráter qualitativo por meio do uso de formulários entregues aos docentes, sujeitos dessa pesquisa. Foram analisadas respostas de 12 docentes que lecionam no Curso de Graduação Presencial em Administração Pública e Empresas buscando a proposição sobre a percepção do docente na implementação da nova metodologia e procurou-se demonstrar como é a percepção dos docentes sobre o seu papel no desenvolvimento da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e quais seriam os pontos a serem mais desenvolvidos. Mediante dados apresentados, demonstraremos dentre os resultados da pesquisa, elencar as percepções dos docentes sobre a aplicabilidade dessa metodologia utilizada na IES e os desafios para implementação e quais os ajustes sugeridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JBezerra.pdf385.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.