Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17242
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Percepção dos docentes na implantação de metodologia ativa em uma instituição de ensino superior: análise das características e suas aplicações
Autor(es)/Inventor(es): Bezerra, Jussara Gomes Figueiredo
Orientador: Delgado, Adriana Patrício
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas das metodologias ativas que têm sido utilizadas no ensino superior, quais suas aplicabilidades e seus processos. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino superior, localizada na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, e que tem como público estudantes de classe média alta, tanto residentes no referido estado quanto oriundos de outros estados do país. Para a produção deste trabalho, a metodologia constituiu-se de levantamento bibliográfico em livros, sites, artigos, revistas científicas e dissertações que versam sobre o tema estudado e por pesquisa empírica de caráter qualitativo por meio do uso de formulários entregues aos docentes, sujeitos dessa pesquisa. Foram analisadas respostas de 12 docentes que lecionam no Curso de Graduação Presencial em Administração Pública e Empresas buscando a proposição sobre a percepção do docente na implementação da nova metodologia e procurou-se demonstrar como é a percepção dos docentes sobre o seu papel no desenvolvimento da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e quais seriam os pontos a serem mais desenvolvidos. Mediante dados apresentados, demonstraremos dentre os resultados da pesquisa, elencar as percepções dos docentes sobre a aplicabilidade dessa metodologia utilizada na IES e os desafios para implementação e quais os ajustes sugeridos.
Palavras-chave: Ensino superior
Ensino e aprendizagem
Professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Ago-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BEZERRA, Jussara Gomes Figueiredo. Percepção dos docentes na implantação de metodologia ativa em uma instituição de ensino superior: análise das características e suas aplicações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBezerra.pdf385.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.