Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17243
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mello, Sandra Cordeiro de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Larissa Lourenço d' | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T21:55:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Larissa Lourenço d'. Mediação escolar: análise do papel do mediador escolar em uma sala de aula regular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17243 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | Mediação escolar: análise do papel do mediador escolar em uma sala de aula regular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Marinalva Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo trazer um debate acerca das ações que promovem a inclusão escolar, por meio da reflexão sobre a construção da ideia de inclusão para todos, e o papel do mediador, pensando em quais são as propostas a respeito dessa função, tendo como foco o aluno com características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizada uma revisão da literatura sobre os temas inclusão, mediação escolar e TEA a fim de compreender pontos históricos e legislativos a respeito destas três áreas. O método utilizado foi o Estudo de caso (YIN, 2001) tendo como material os registros de campo feitos ao longo do período em que atuei como mediadora em uma sala de aula regular. Para a análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) com o auxílio do software Atlas.ti, versão 9.0. Como resultados desta análise foram identificadas as categorias “A ação de mediar” e “O aluno com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula” e, mostraram que embora haja grande avanço no que tange a busca por ações que permitam que todo e qualquer indivíduo seja incluído, ainda há um caminho a ser percorrido, com relação ao papel do mediador em uma sala de aula regular, nota-se também a necessidade de regulamentação da profissão para uma melhor compreensão desta função e a necessidade urgente de formação destes profissionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAlmeida.pdf | 510.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.