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dc.contributor.advisorMello, Sandra Cordeiro de-
dc.contributor.authorAlmeida, Larissa Lourenço d'-
dc.date.accessioned2022-06-14T21:55:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:56Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Larissa Lourenço d'. Mediação escolar: análise do papel do mediador escolar em uma sala de aula regular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17243-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleMediação escolar: análise do papel do mediador escolar em uma sala de aula regularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marinalva Silva-
dc.contributor.referee2Xavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo trazer um debate acerca das ações que promovem a inclusão escolar, por meio da reflexão sobre a construção da ideia de inclusão para todos, e o papel do mediador, pensando em quais são as propostas a respeito dessa função, tendo como foco o aluno com características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizada uma revisão da literatura sobre os temas inclusão, mediação escolar e TEA a fim de compreender pontos históricos e legislativos a respeito destas três áreas. O método utilizado foi o Estudo de caso (YIN, 2001) tendo como material os registros de campo feitos ao longo do período em que atuei como mediadora em uma sala de aula regular. Para a análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) com o auxílio do software Atlas.ti, versão 9.0. Como resultados desta análise foram identificadas as categorias “A ação de mediar” e “O aluno com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula” e, mostraram que embora haja grande avanço no que tange a busca por ações que permitam que todo e qualquer indivíduo seja incluído, ainda há um caminho a ser percorrido, com relação ao papel do mediador em uma sala de aula regular, nota-se também a necessidade de regulamentação da profissão para uma melhor compreensão desta função e a necessidade urgente de formação destes profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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