Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17243
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Mediação escolar: análise do papel do mediador escolar em uma sala de aula regular |
Autor(es)/Inventor(es): | Almeida, Larissa Lourenço d' |
Orientador: | Mello, Sandra Cordeiro de |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo trazer um debate acerca das ações que promovem a inclusão escolar, por meio da reflexão sobre a construção da ideia de inclusão para todos, e o papel do mediador, pensando em quais são as propostas a respeito dessa função, tendo como foco o aluno com características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizada uma revisão da literatura sobre os temas inclusão, mediação escolar e TEA a fim de compreender pontos históricos e legislativos a respeito destas três áreas. O método utilizado foi o Estudo de caso (YIN, 2001) tendo como material os registros de campo feitos ao longo do período em que atuei como mediadora em uma sala de aula regular. Para a análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) com o auxílio do software Atlas.ti, versão 9.0. Como resultados desta análise foram identificadas as categorias “A ação de mediar” e “O aluno com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula” e, mostraram que embora haja grande avanço no que tange a busca por ações que permitam que todo e qualquer indivíduo seja incluído, ainda há um caminho a ser percorrido, com relação ao papel do mediador em uma sala de aula regular, nota-se também a necessidade de regulamentação da profissão para uma melhor compreensão desta função e a necessidade urgente de formação destes profissionais. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Transtorno do espectro autista Mediação |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 21-Fev-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ALMEIDA, Larissa Lourenço d'. Mediação escolar: análise do papel do mediador escolar em uma sala de aula regular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAlmeida.pdf | 510.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.