Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17243
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mediação escolar: análise do papel do mediador escolar em uma sala de aula regular
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Larissa Lourenço d'
Orientador: Mello, Sandra Cordeiro de
Resumo: Este trabalho tem por objetivo trazer um debate acerca das ações que promovem a inclusão escolar, por meio da reflexão sobre a construção da ideia de inclusão para todos, e o papel do mediador, pensando em quais são as propostas a respeito dessa função, tendo como foco o aluno com características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizada uma revisão da literatura sobre os temas inclusão, mediação escolar e TEA a fim de compreender pontos históricos e legislativos a respeito destas três áreas. O método utilizado foi o Estudo de caso (YIN, 2001) tendo como material os registros de campo feitos ao longo do período em que atuei como mediadora em uma sala de aula regular. Para a análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) com o auxílio do software Atlas.ti, versão 9.0. Como resultados desta análise foram identificadas as categorias “A ação de mediar” e “O aluno com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula” e, mostraram que embora haja grande avanço no que tange a busca por ações que permitam que todo e qualquer indivíduo seja incluído, ainda há um caminho a ser percorrido, com relação ao papel do mediador em uma sala de aula regular, nota-se também a necessidade de regulamentação da profissão para uma melhor compreensão desta função e a necessidade urgente de formação destes profissionais.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Transtorno do espectro autista
Mediação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Fev-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Larissa Lourenço d'. Mediação escolar: análise do papel do mediador escolar em uma sala de aula regular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAlmeida.pdf510.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.