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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A renda permanente explica o comportamento do consumidor brasileiro? : uma análise para o período de 1996-2013
Author(s)/Inventor(s): Renni, Yasmin Sande
Advisor: Licha, Antonio Luis
Abstract: Analise de comportamento do consumidor brasileiro recente em relação às suas decisões de consumo e, complementarmente, qual é a importância da renda permanente para estes agentes. Para realizar esta análise, utiliza-se a metodologia proposta por Campbell e Mankiw (1989). Partindo-se da hipótese de que uma parcela (λ) dos agentes consomem de acordo com a “regra de bolso”, ou seja, sua renda corrente, utilizou-se dados macroeconômicos agregados em frequência trimestral do período de 1996 a 2013. Uma subamostra a partir de 2003 foi analisada também para fins de comparação e inferência sobre possíveis mudanças no perfil do consumidor brasileiro. Tenta-se mostrar ao final do trabalho que o perfil dos agentes mudou nos últimos dez anos, tendo a renda permanente ganhado mais importância frente a renda corrente para a tomada de decisão dos mesmos.
Keywords: Comportamento do consumidor
Teorias de consumo
Renda permanente
Teste de Campbell e Mankiw
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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