Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17269
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gallo, Marcos Nicolás | - |
dc.contributor.author | Leal, Leonardo de Almeida | - |
dc.contributor.author | Góes, Yasmin Wakasa | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T18:50:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17269 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Barra norte do rio Amazonas | pt_BR |
dc.subject | Previsão de maré | pt_BR |
dc.subject | Calado dinâmico | pt_BR |
dc.title | Restrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos navios | pt_BR |
dc.title.alternative | Dynamic draft restriction in the north bar of the Amazon river: analysis of the tides and the passages of the vessels | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8448978289225440 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Vinzon, Susana Beatriz | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8691577953460509 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Paulo Renato Diniz Junqueira | - |
dc.description.resumo | A motivação deste estudo está baseada no fato de existir um local denominado Agrião com a batimetria elevada que limita o calado de passagem dos navios no chamado Arco Norte, pela foz do Rio Amazonas. Tendo em vista os altos custos que envolvem o transporte de carga, há um interesse das empresas em otimizar o calado dinâmico de forma a transportar o máximo possível para economizar, diminuindo os custos nas viagens realizadas. O trabalho se propõe a analisar sessenta passagens dos navios das empresas Cargill Agrícola S/A e Companhia de Navegação Norsul, durante o espaço temporal de maio de 2016 a janeiro de 2018. A metodologia aplicada é quantitativa e qualitativa, o trabalho objetiva tratar os dados disponibilizados pelas empresas de forma a delimitar espacialmente as rotas de passagem dos navios, observar a variabilidade temporal das profundidades e avaliar as passagens em função da maré e do calado dinâmico. As análises das passagens indicam que um melhor entendimento da maré no local possibilita um aumento de calado dinâmico e, consequentemente, a capacidade de carga dos navios. Dessa forma, o trabalho busca fornecer subsídios para o aprimoramento da navegação na região do Agrião na Barra Norte do Rio Amazonas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10024049-compactado.pdf | 3.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.