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dc.contributor.advisorGallo, Marcos Nicolás-
dc.contributor.authorLeal, Leonardo de Almeida-
dc.contributor.authorGóes, Yasmin Wakasa-
dc.date.accessioned2022-06-15T18:50:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:57Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17269-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBarra norte do rio Amazonaspt_BR
dc.subjectPrevisão de marépt_BR
dc.subjectCalado dinâmicopt_BR
dc.titleRestrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos naviospt_BR
dc.title.alternativeDynamic draft restriction in the north bar of the Amazon river: analysis of the tides and the passages of the vesselspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8448978289225440pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Vinzon, Susana Beatriz-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8691577953460509pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Paulo Renato Diniz Junqueira-
dc.description.resumoA motivação deste estudo está baseada no fato de existir um local denominado Agrião com a batimetria elevada que limita o calado de passagem dos navios no chamado Arco Norte, pela foz do Rio Amazonas. Tendo em vista os altos custos que envolvem o transporte de carga, há um interesse das empresas em otimizar o calado dinâmico de forma a transportar o máximo possível para economizar, diminuindo os custos nas viagens realizadas. O trabalho se propõe a analisar sessenta passagens dos navios das empresas Cargill Agrícola S/A e Companhia de Navegação Norsul, durante o espaço temporal de maio de 2016 a janeiro de 2018. A metodologia aplicada é quantitativa e qualitativa, o trabalho objetiva tratar os dados disponibilizados pelas empresas de forma a delimitar espacialmente as rotas de passagem dos navios, observar a variabilidade temporal das profundidades e avaliar as passagens em função da maré e do calado dinâmico. As análises das passagens indicam que um melhor entendimento da maré no local possibilita um aumento de calado dinâmico e, consequentemente, a capacidade de carga dos navios. Dessa forma, o trabalho busca fornecer subsídios para o aprimoramento da navegação na região do Agrião na Barra Norte do Rio Amazonas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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