Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17276
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Prado, Ana Pires do | - |
dc.contributor.author | Travassos, Leila de Moraes Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T20:06:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-14 | - |
dc.identifier.citation | TRAVASSOS, Leila de Moraes Macedo. Olhares para o processo de adaptação na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17276 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Adaptação psicológica | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | Olhares para o processo de adaptação na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Lorraine Andrade | - |
dc.contributor.referee2 | Macedo, Joana | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a entrada de crianças na educação institucionalizada, o processo de adaptação infantil e seus desafios. Compreendemos que a entrada da criança na escola é um processo complexo, pois modificam-se as relações afetivas, tanto para as crianças como para os pais. A adaptação na escola envolve a criança, a família e a escola e este processo pode ter reflexos no desenvolvimento social, emocional e educacional da criança. Para este objetivo geral fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a infância, o processo de adaptação na escola, a relação família escola e a Educação Infantil. Essa pesquisa se justifica e dialoga com a experiência do estágio obrigatório de “Prática na Educação Infantil” em um Espaço de Educação Infantil (EDI) e da experiência de estágio em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, com Educação Infantil. Em ambos os momentos, foram utilizados os cadernos de bordo e registradas as observações sobre o sofrimento e choro das crianças na entrada da instituição, as angústias dos pais e a expectativa de sucesso da escola. Essa pesquisa apresentamos algumas explicações já mapeadas na literatura sobre as dificuldades das crianças no momento da entrada na escola e sua adaptação neste novo ambiente. Como conclusão podemos indicar a importância da afetividade no processo de adaptação na Educação Infantil e na relação professor-aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LTravassos.pdf | 479.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.