Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17276
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPrado, Ana Pires do-
dc.contributor.authorTravassos, Leila de Moraes Macedo-
dc.date.accessioned2022-06-15T20:06:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:57Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.citationTRAVASSOS, Leila de Moraes Macedo. Olhares para o processo de adaptação na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17276-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAdaptação psicológicapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleOlhares para o processo de adaptação na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lorraine Andrade-
dc.contributor.referee2Macedo, Joana-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a entrada de crianças na educação institucionalizada, o processo de adaptação infantil e seus desafios. Compreendemos que a entrada da criança na escola é um processo complexo, pois modificam-se as relações afetivas, tanto para as crianças como para os pais. A adaptação na escola envolve a criança, a família e a escola e este processo pode ter reflexos no desenvolvimento social, emocional e educacional da criança. Para este objetivo geral fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a infância, o processo de adaptação na escola, a relação família escola e a Educação Infantil. Essa pesquisa se justifica e dialoga com a experiência do estágio obrigatório de “Prática na Educação Infantil” em um Espaço de Educação Infantil (EDI) e da experiência de estágio em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, com Educação Infantil. Em ambos os momentos, foram utilizados os cadernos de bordo e registradas as observações sobre o sofrimento e choro das crianças na entrada da instituição, as angústias dos pais e a expectativa de sucesso da escola. Essa pesquisa apresentamos algumas explicações já mapeadas na literatura sobre as dificuldades das crianças no momento da entrada na escola e sua adaptação neste novo ambiente. Como conclusão podemos indicar a importância da afetividade no processo de adaptação na Educação Infantil e na relação professor-aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LTravassos.pdf479.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.