Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17276
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Olhares para o processo de adaptação na educação infantil
Autor(es)/Inventor(es): Travassos, Leila de Moraes Macedo
Tutor: Prado, Ana Pires do
Resumen: Este trabalho analisa a entrada de crianças na educação institucionalizada, o processo de adaptação infantil e seus desafios. Compreendemos que a entrada da criança na escola é um processo complexo, pois modificam-se as relações afetivas, tanto para as crianças como para os pais. A adaptação na escola envolve a criança, a família e a escola e este processo pode ter reflexos no desenvolvimento social, emocional e educacional da criança. Para este objetivo geral fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a infância, o processo de adaptação na escola, a relação família escola e a Educação Infantil. Essa pesquisa se justifica e dialoga com a experiência do estágio obrigatório de “Prática na Educação Infantil” em um Espaço de Educação Infantil (EDI) e da experiência de estágio em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, com Educação Infantil. Em ambos os momentos, foram utilizados os cadernos de bordo e registradas as observações sobre o sofrimento e choro das crianças na entrada da instituição, as angústias dos pais e a expectativa de sucesso da escola. Essa pesquisa apresentamos algumas explicações já mapeadas na literatura sobre as dificuldades das crianças no momento da entrada na escola e sua adaptação neste novo ambiente. Como conclusão podemos indicar a importância da afetividade no processo de adaptação na Educação Infantil e na relação professor-aluno.
Materia: Educação infantil
Adaptação psicológica
Família
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-oct-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : TRAVASSOS, Leila de Moraes Macedo. Olhares para o processo de adaptação na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LTravassos.pdf479.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.