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dc.contributor.advisorCosta, Warley da-
dc.contributor.authorSilva, Letícia Brito da-
dc.date.accessioned2022-06-15T20:54:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:57Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Brito da. Relações étnico-raciais e a tradição acadêmico-curricular: um olhar para os cursos de pedagogia no Estado da Bahia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17277-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais e a tradição acadêmico-curricular: um olhar para os cursos de pedagogia no estado da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Heringer, Rosana Rodrigues-
dc.contributor.referee2Corenza, Janaina de Azevedo-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral investigar e analisar como as disciplinas voltadas para as discussões da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) estão inseridas e como são contempladas no currículo dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) a fim de analisar quais lugares ocupam na grade curricular. Para alcançar o objetivo, utilizamos a pesquisa documental de abordagem qualitativa com a intenção de analisar os Projetos Políticos Pedagógicos dos três cursos em questão, assim como as ementas das disciplinas que tratam da temática. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre currículo e educação (SILVA, 2011; ARROYO, 2013), relações étnico-raciais (GOMES, 2005, 2012, 2017; CARNEIRO, 2005; COELHO, 2018), epistemologias e estudos decoloniais de educação (QUIJANO, 2005; WALSH, 2009, 2013; OLIVEIRA E CANDAU, 2010). A partir da análise realizada, observamos que os três cursos de Pedagogia investigados se posicionam de forma política efetiva no que se refere o tratamento da temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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