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http://hdl.handle.net/11422/17277
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, Warley da | - |
dc.contributor.author | Silva, Letícia Brito da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T20:54:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Letícia Brito da. Relações étnico-raciais e a tradição acadêmico-curricular: um olhar para os cursos de pedagogia no Estado da Bahia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17277 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.title | Relações étnico-raciais e a tradição acadêmico-curricular: um olhar para os cursos de pedagogia no estado da Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Heringer, Rosana Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2 | Corenza, Janaina de Azevedo | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral investigar e analisar como as disciplinas voltadas para as discussões da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) estão inseridas e como são contempladas no currículo dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) a fim de analisar quais lugares ocupam na grade curricular. Para alcançar o objetivo, utilizamos a pesquisa documental de abordagem qualitativa com a intenção de analisar os Projetos Políticos Pedagógicos dos três cursos em questão, assim como as ementas das disciplinas que tratam da temática. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre currículo e educação (SILVA, 2011; ARROYO, 2013), relações étnico-raciais (GOMES, 2005, 2012, 2017; CARNEIRO, 2005; COELHO, 2018), epistemologias e estudos decoloniais de educação (QUIJANO, 2005; WALSH, 2009, 2013; OLIVEIRA E CANDAU, 2010). A partir da análise realizada, observamos que os três cursos de Pedagogia investigados se posicionam de forma política efetiva no que se refere o tratamento da temática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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