Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17277
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Relações étnico-raciais e a tradição acadêmico-curricular: um olhar para os cursos de pedagogia no estado da Bahia |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Letícia Brito da |
Tutor: | Costa, Warley da |
Resumen: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral investigar e analisar como as disciplinas voltadas para as discussões da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) estão inseridas e como são contempladas no currículo dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) a fim de analisar quais lugares ocupam na grade curricular. Para alcançar o objetivo, utilizamos a pesquisa documental de abordagem qualitativa com a intenção de analisar os Projetos Políticos Pedagógicos dos três cursos em questão, assim como as ementas das disciplinas que tratam da temática. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre currículo e educação (SILVA, 2011; ARROYO, 2013), relações étnico-raciais (GOMES, 2005, 2012, 2017; CARNEIRO, 2005; COELHO, 2018), epistemologias e estudos decoloniais de educação (QUIJANO, 2005; WALSH, 2009, 2013; OLIVEIRA E CANDAU, 2010). A partir da análise realizada, observamos que os três cursos de Pedagogia investigados se posicionam de forma política efetiva no que se refere o tratamento da temática. |
Materia: | Ensino superior Pedagogia Relações étnicas e raciais |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 22-nov-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SILVA, Letícia Brito da. Relações étnico-raciais e a tradição acadêmico-curricular: um olhar para os cursos de pedagogia no Estado da Bahia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSilva.pdf | 674.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.