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http://hdl.handle.net/11422/17311
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha | - |
dc.contributor.author | Silva, Rosilaine Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T18:50:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rosilaine Pereira da. Etnografia dos rituais escolares e dos processos de estigmatização de estudantes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17311 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conselho tutelar | pt_BR |
dc.subject | Antropologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.title | Etnografia dos rituais escolares e dos processos de estigmatização de estudantes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Maria Amalia Silva Alves de | - |
dc.contributor.referee2 | Muanis, Maria Comes | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é fruto de uma investigação etnográfica, realizada durante todo o ano de 2019, durante dois semestres letivos, em uma escola pública de ensino médio, localizada no estado do Rio de Janeiro, que teve como objetivo observar os processos de estigmatização de estudantes nos ritos escolares. Com uma metodologia qualitativa, e uma abordagem teórico-metodológica etnográfica, acompanhamos o cotidiano da administração educacional a fim de observar como a gestão lidava com os estudantes que recebia em sua sala. Além disso, fizemos análise documental de registros que tivemos acesso durante a nossa pesquisa, como atas do conselho de classe e ofícios encaminhados para o conselho tutelar. Convergente a isso, estamos trabalhando na interface entre educação e ciências sociais - antropologia, de modo mais estrito-, por isso, partimos da teoria clássica antropológica sobre os rituais (Gennep, 2013; Turner, 2013) para pensarmos os rituais educacionais de forma mais estrita. Desta forma, os rituais que observamos foram: encaminhamento para conselho tutelar, conselhos de classe, atendimento da orientadora educacional aos alunos após conflitos vivenciados por eles e entre eles, interações entre os integrantes da gestão, entre a gestão e o corpo docente e entre a gestão e os responsáveis pelos estudantes. Além disso, estamos partindo da teoria goffmaniana (Goffman, 1980) para compreender processos de estigmatização dentro da escola. Segundo o autor, indivíduos estigmatizados são considerados inabilitados para uma existência social plena. Dito isto e, considerando o contexto da escola e a possibilidade da existência de estigmas dentro da escola, pensamos que seja possível argumentar que indivíduos estigmatizados no espaço educacional são indivíduos considerados inabilitados para uma vida escolar plena. Por esse motivo, tentamos desenvolver nesta investigação um trabalho que fosse o mais tangível para compreendermos esses fenômenos educacionais no campo da antropologia da educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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