Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17311
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha-
dc.contributor.authorSilva, Rosilaine Pereira da-
dc.date.accessioned2022-06-20T18:50:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Rosilaine Pereira da. Etnografia dos rituais escolares e dos processos de estigmatização de estudantes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17311-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConselho tutelarpt_BR
dc.subjectAntropologia educacionalpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleEtnografia dos rituais escolares e dos processos de estigmatização de estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Amalia Silva Alves de-
dc.contributor.referee2Muanis, Maria Comes-
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de uma investigação etnográfica, realizada durante todo o ano de 2019, durante dois semestres letivos, em uma escola pública de ensino médio, localizada no estado do Rio de Janeiro, que teve como objetivo observar os processos de estigmatização de estudantes nos ritos escolares. Com uma metodologia qualitativa, e uma abordagem teórico-metodológica etnográfica, acompanhamos o cotidiano da administração educacional a fim de observar como a gestão lidava com os estudantes que recebia em sua sala. Além disso, fizemos análise documental de registros que tivemos acesso durante a nossa pesquisa, como atas do conselho de classe e ofícios encaminhados para o conselho tutelar. Convergente a isso, estamos trabalhando na interface entre educação e ciências sociais - antropologia, de modo mais estrito-, por isso, partimos da teoria clássica antropológica sobre os rituais (Gennep, 2013; Turner, 2013) para pensarmos os rituais educacionais de forma mais estrita. Desta forma, os rituais que observamos foram: encaminhamento para conselho tutelar, conselhos de classe, atendimento da orientadora educacional aos alunos após conflitos vivenciados por eles e entre eles, interações entre os integrantes da gestão, entre a gestão e o corpo docente e entre a gestão e os responsáveis pelos estudantes. Além disso, estamos partindo da teoria goffmaniana (Goffman, 1980) para compreender processos de estigmatização dentro da escola. Segundo o autor, indivíduos estigmatizados são considerados inabilitados para uma existência social plena. Dito isto e, considerando o contexto da escola e a possibilidade da existência de estigmas dentro da escola, pensamos que seja possível argumentar que indivíduos estigmatizados no espaço educacional são indivíduos considerados inabilitados para uma vida escolar plena. Por esse motivo, tentamos desenvolver nesta investigação um trabalho que fosse o mais tangível para compreendermos esses fenômenos educacionais no campo da antropologia da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSilva.pdf287.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.