Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17312
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A potência lúdica da experiência: conversas com/entre estudantes de licenciatura em pedagogia na UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, Stella Maria Correia de
Orientador: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumo: Inspirada pelas tessituras das experiências na formação humana, esta é uma pesquisa que objetiva explorar a potência lúdica da experiência na educação de nível superior, entendendo o lúdico como eixo fundamental para a formação docente. Assumindo a perspectiva políticoepistemológica da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000) e da conversa como metodologia de pesquisa (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2019), foram criadas rodas de conversa voltadas aos estudantes de Licenciatura em Pedagogia da UFRJ, na intenção de partilhar e entrelaçar memórias e experiências. Com isso, entendemos experiência como: “(...) é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca” (LARROSA, 2002, p. 21). É pelas vozes de estudantes que este trabalho foi sendo traçado e bordado, em um movimento que busca por um espaço potencial (WINNICOTT, [1971], 1982) de diálogo e criatividade, sendo interligado à proposta de construção de uma comunidade pedagógica (hooks, [2013], 2017) já no Ensino Superior. Nesse sentido, o recorte do Ensino Superior – e da Licenciatura em Pedagogia na UFRJ – advém do reconhecimento desse como um espaçotempo (REIS et al, 2017) de potência. Interpretando o lúdico (WINNICOTT, [1975], 2020) como toda e qualquer forma de nos expressarmos em sociedade, entendemos que a práxis pedagógica é feita e desfeita cotidianamente, havendo o interesse de estabelecer uma conexão entre o lúdico, as experiências narradas e o sujeito que se dispõe reflexivo, expressivo e criativo, que se recria perante os diferentes caminhos que se desdobram a partir do ingresso no Ensino Superior.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação lúdica
Conversação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARAUJO, Stella Maria Correia de. A potência lúdica da experiência: conversas com/entre estudantes de licenciatura em Pedagogia na UFRJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAraujo.pdf688.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.