Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17315
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Werner, Claudia Maria Lime | - |
dc.contributor.author | Martins, Bruno Dias | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T19:04:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17315 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Aplicações de realidade aumentada e virtual para auxiliar a educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Augmented and virtual reality applications to aid education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Rodrigues, Claudia Susie Camargo | - |
dc.contributor.referee1 | Resende Junior, Fernando Gil Viana | - |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Filipe Arantes | - |
dc.description.resumo | Há anos procuram-se práticas que visem melhorar ou auxiliar a educação. Esta busca muitas vezes se apoia no avanço tecnológico de forma a utilizá-lo em salas de aula para melhor apresentar os temas discutidos. Com o passar dos anos houve diversos avanços nas tecnologias de Realidade Aumentada, que consiste na inserção de objetos virtuais no ambiente real, e Virtual, que consiste na imersão parcial ou completa do usuário em um ambiente virtual. Com isso, os olhares de alguns pesquisadores e educadores se voltaram para esta nova e emergente tecnologia pensando em como utilizá-la alinhada à educação, de forma a auxiliá-la. Este projeto, portanto, apresenta os benefícios da utilização destas tecnologias na educação, bem como dois protótipos de aplicações de Realidade Aumentada e Virtual voltadas para o ensino de biologia e geografia, exemplificando então como estas tecnologias seriam utilizadas. Além disso, este trabalho também compara os protótipos desenvolvidos a quatro soluções similares atualmente comercializadas e descreve um estudo experimental realizado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Engenharia de Computação e Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monopoli10026065.pdf | 3.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.