Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17315
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Aplicações de realidade aumentada e virtual para auxiliar a educação |
Título(s) alternativo(s): | Augmented and virtual reality applications to aid education |
Autor(es)/Inventor(es): | Martins, Bruno Dias |
Orientador: | Werner, Claudia Maria Lime |
Coorientador: | Rodrigues, Claudia Susie Camargo |
Resumo: | Há anos procuram-se práticas que visem melhorar ou auxiliar a educação. Esta busca muitas vezes se apoia no avanço tecnológico de forma a utilizá-lo em salas de aula para melhor apresentar os temas discutidos. Com o passar dos anos houve diversos avanços nas tecnologias de Realidade Aumentada, que consiste na inserção de objetos virtuais no ambiente real, e Virtual, que consiste na imersão parcial ou completa do usuário em um ambiente virtual. Com isso, os olhares de alguns pesquisadores e educadores se voltaram para esta nova e emergente tecnologia pensando em como utilizá-la alinhada à educação, de forma a auxiliá-la. Este projeto, portanto, apresenta os benefícios da utilização destas tecnologias na educação, bem como dois protótipos de aplicações de Realidade Aumentada e Virtual voltadas para o ensino de biologia e geografia, exemplificando então como estas tecnologias seriam utilizadas. Além disso, este trabalho também compara os protótipos desenvolvidos a quatro soluções similares atualmente comercializadas e descreve um estudo experimental realizado. |
Palavras-chave: | Realidade aumentada Realidade virtual Gamificação Educação |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Set-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação e Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monopoli10026065.pdf | 3.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.