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dc.contributor.advisorSilva, Marcelino Aurélio Vieira da-
dc.contributor.authorContursi, Clara Maia Bevilaqua-
dc.date.accessioned2022-06-20T19:17:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17320-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectTransporte urbano individual e coletivopt_BR
dc.subjectEscolha modalpt_BR
dc.subjectCampi universitáriospt_BR
dc.titleAnálise do perfil do passageiro de campi universitários: estudo de caso da Ilha do Fundãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the passenger profile of university campuses: case study of Ilha do Fundãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7060585515102803pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5817972835130719pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Rossi, Angela Maria Gabriella-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2984194167613092pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Suzana Gueiros-
dc.description.resumoO modelo de mobilidade urbana empregado no decorrer do processo de urbanização no Brasil tem prejudicado a qualidade de vida dos cidadãos dos grandes centros urbanos em virtude do incentivo ao transporte individual. Não só a qualidade dos serviços de transportes ofertados, como também as condições de vida dos usuários são fatores decisórios no processo de escolha modal. O trabalho visa apresentar as possibilidades de transporte coletivo e individual disponíveis para acesso ao campus da UFRJ na Ilha do Fundão e compreender o processo de escolha modal dos passageiros. Para tal, foram analisadas mais de 8 mil respostas de um questionário aplicado a docentes, discentes, funcionários da UFRJ e demais frequentadores da Ilha do Fundão e dado destaque a três atributos: poder aquisitivo do usuário, origem do percurso e tempo dispendido no trajeto. As rotas mais demoradas são as originadas em regiões mais periféricas do estado, de onde vem também os passageiros com menor poder aquisitivo. Em contrapartida, os passageiros com renda salarial mais elevada, residem em zonas mais centrais, mais próximas à Cidade Universitária e, consequentemente, demoram menos no tempo de acesso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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