Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17320
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Marcelino Aurélio Vieira da | - |
dc.contributor.author | Contursi, Clara Maia Bevilaqua | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T19:17:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2015-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17320 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano individual e coletivo | pt_BR |
dc.subject | Escolha modal | pt_BR |
dc.subject | Campi universitários | pt_BR |
dc.title | Análise do perfil do passageiro de campi universitários: estudo de caso da Ilha do Fundão | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the passenger profile of university campuses: case study of Ilha do Fundão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7060585515102803 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5817972835130719 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Rossi, Angela Maria Gabriella | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2984194167613092 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Suzana Gueiros | - |
dc.description.resumo | O modelo de mobilidade urbana empregado no decorrer do processo de urbanização no Brasil tem prejudicado a qualidade de vida dos cidadãos dos grandes centros urbanos em virtude do incentivo ao transporte individual. Não só a qualidade dos serviços de transportes ofertados, como também as condições de vida dos usuários são fatores decisórios no processo de escolha modal. O trabalho visa apresentar as possibilidades de transporte coletivo e individual disponíveis para acesso ao campus da UFRJ na Ilha do Fundão e compreender o processo de escolha modal dos passageiros. Para tal, foram analisadas mais de 8 mil respostas de um questionário aplicado a docentes, discentes, funcionários da UFRJ e demais frequentadores da Ilha do Fundão e dado destaque a três atributos: poder aquisitivo do usuário, origem do percurso e tempo dispendido no trajeto. As rotas mais demoradas são as originadas em regiões mais periféricas do estado, de onde vem também os passageiros com menor poder aquisitivo. Em contrapartida, os passageiros com renda salarial mais elevada, residem em zonas mais centrais, mais próximas à Cidade Universitária e, consequentemente, demoram menos no tempo de acesso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10015530.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.