Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17322
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Honorato, Gabriela de Souza | - |
dc.contributor.author | Diorio, Tatiele Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T19:22:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-10 | - |
dc.identifier.citation | DIORIO, Tatiele Almeida. Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da UFRJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17322 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.contributor.referee2 | Houri, Mônica de Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Borges, Eduardo Hernique Narciso | - |
dc.description.resumo | O tema deste trabalho é a relação dos alunos do curso de Pedagogia da UFRJ com a produção do trabalho de monografia. Tem como principal objetivo, investigar, a partir da visão dos professores, as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção de suas monografias – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso, mas que tem retido muitos alunos. Busca colaborar com a discussão acadêmica e com o desenvolvimento de políticas institucionais que visem à elaboração e execução de estratégias e práticas para se evitar a evasão e retenção de estudantes, melhorando os índices de permanência e conclusão no curso. Para empreender esta pesquisa, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com docentes do curso em análise. Paralelamente às entrevistas, foi realizada uma análise de dados quantitativos sobre o fluxo dos estudantes no curso em foco nos últimos anos. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base nos estudos de Alain Coulon (1998) e Gabriela Honorato & Rosana Heringer (2015), que ampliaram a compreensão sobre as dificuldades que os estudantes encontram para seu ingresso e “permanência efetiva” na universidade do ponto de vista das “dimensões culturais” e da necessidade do desenvolvimento de uma “pedagogia da afiliação”. As entrevistas apontam para as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção do trabalho monográfico: a escrita acadêmica e o domínio dos métodos e saberes que auxiliam na elaboração de uma pesquisa científica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TDiorio.pdf | 320.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.