Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17322
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHonorato, Gabriela de Souza-
dc.contributor.authorDiorio, Tatiele Almeida-
dc.date.accessioned2022-06-20T19:22:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationDIORIO, Tatiele Almeida. Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da UFRJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17322-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleDesafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.contributor.referee2Houri, Mônica de Souza-
dc.contributor.referee3Borges, Eduardo Hernique Narciso-
dc.description.resumoO tema deste trabalho é a relação dos alunos do curso de Pedagogia da UFRJ com a produção do trabalho de monografia. Tem como principal objetivo, investigar, a partir da visão dos professores, as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção de suas monografias – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso, mas que tem retido muitos alunos. Busca colaborar com a discussão acadêmica e com o desenvolvimento de políticas institucionais que visem à elaboração e execução de estratégias e práticas para se evitar a evasão e retenção de estudantes, melhorando os índices de permanência e conclusão no curso. Para empreender esta pesquisa, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com docentes do curso em análise. Paralelamente às entrevistas, foi realizada uma análise de dados quantitativos sobre o fluxo dos estudantes no curso em foco nos últimos anos. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base nos estudos de Alain Coulon (1998) e Gabriela Honorato & Rosana Heringer (2015), que ampliaram a compreensão sobre as dificuldades que os estudantes encontram para seu ingresso e “permanência efetiva” na universidade do ponto de vista das “dimensões culturais” e da necessidade do desenvolvimento de uma “pedagogia da afiliação”. As entrevistas apontam para as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção do trabalho monográfico: a escrita acadêmica e o domínio dos métodos e saberes que auxiliam na elaboração de uma pesquisa científica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TDiorio.pdf320.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.