Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17322
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Diorio, Tatiele Almeida |
Orientador: | Honorato, Gabriela de Souza |
Resumo: | O tema deste trabalho é a relação dos alunos do curso de Pedagogia da UFRJ com a produção do trabalho de monografia. Tem como principal objetivo, investigar, a partir da visão dos professores, as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção de suas monografias – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso, mas que tem retido muitos alunos. Busca colaborar com a discussão acadêmica e com o desenvolvimento de políticas institucionais que visem à elaboração e execução de estratégias e práticas para se evitar a evasão e retenção de estudantes, melhorando os índices de permanência e conclusão no curso. Para empreender esta pesquisa, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com docentes do curso em análise. Paralelamente às entrevistas, foi realizada uma análise de dados quantitativos sobre o fluxo dos estudantes no curso em foco nos últimos anos. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base nos estudos de Alain Coulon (1998) e Gabriela Honorato & Rosana Heringer (2015), que ampliaram a compreensão sobre as dificuldades que os estudantes encontram para seu ingresso e “permanência efetiva” na universidade do ponto de vista das “dimensões culturais” e da necessidade do desenvolvimento de uma “pedagogia da afiliação”. As entrevistas apontam para as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção do trabalho monográfico: a escrita acadêmica e o domínio dos métodos e saberes que auxiliam na elaboração de uma pesquisa científica. |
Palavras-chave: | Escrita Ensino superior Pedagogia |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 10-Set-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | DIORIO, Tatiele Almeida. Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da UFRJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TDiorio.pdf | 320.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.