Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17332
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Muanis, Maria Comes | - |
dc.contributor.author | Casares, Mariana Fanzeres | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T21:04:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
dc.identifier.citation | CASARES, Mariana Fanzeres. Relação família-escola na educação infantil em diferentes camadas sociais: uma análise das percepções das famílias por meio de revisão bibliográfica e entrevistas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17332 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades sociais | pt_BR |
dc.title | Relação família-escola na educação infantil em diferentes camadas sociais: uma análise das percepções das famílias por meio de revisão bibliográfica e entrevistas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Prado, Ana Pires do | - |
dc.contributor.referee2 | Christóvão, Ana Carolina | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetiva realizar uma análise acerca das relações da família com a escola, em diferentes camadas sociais, com o foco na etapa da Educação Infantil. A escolarização nessa faixa etária implica em uma relação mais próxima entre escola e família, e tal relação é atravessada por desigualdades sociais, pois famílias de diferentes camadas sociais possuem diferentes percepções acerca da escola e escolarização dos filhos. A partir da pergunta orientadora "Como é percebida a relação da família com a escola e com a escolarização de seus filhos, na Educação Infantil, em diferentes camadas sociais? ” foi traçada uma metodologia que consiste no diálogo entre a pesquisa bibliográfica sobre o tema em três plataformas – Educ@, Portal de Periódicos da CAPES e Portal de Teses e Dissertações da CAPES – e entrevistas realizadas com 14 responsáveis de camada popular e 8 de camada alta que possuíam filhos matriculados na pré-escola em instituições localizadas no Rio de Janeiro. Os resultados apontaram que as motivações iniciais dos responsáveis de camada popular para a matrícula nos estabelecimentos de Educação Infantil, se pautam na necessidade de um local para deixar os filhos enquanto trabalham, mas atribuem outras funções à escolarização para além da guarda e proteção. Também foi possível perceber que responsáveis de ambas as camadas valorizam a escola e agem da sua própria maneira com o objetivo de auxiliar os filhos em seu processo de escolarização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MCasares.pdf | 425.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.