Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17332
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Relação família-escola na educação infantil em diferentes camadas sociais: uma análise das percepções das famílias por meio de revisão bibliográfica e entrevistas |
Autor(es)/Inventor(es): | Casares, Mariana Fanzeres |
Orientador: | Muanis, Maria Comes |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva realizar uma análise acerca das relações da família com a escola, em diferentes camadas sociais, com o foco na etapa da Educação Infantil. A escolarização nessa faixa etária implica em uma relação mais próxima entre escola e família, e tal relação é atravessada por desigualdades sociais, pois famílias de diferentes camadas sociais possuem diferentes percepções acerca da escola e escolarização dos filhos. A partir da pergunta orientadora "Como é percebida a relação da família com a escola e com a escolarização de seus filhos, na Educação Infantil, em diferentes camadas sociais? ” foi traçada uma metodologia que consiste no diálogo entre a pesquisa bibliográfica sobre o tema em três plataformas – Educ@, Portal de Periódicos da CAPES e Portal de Teses e Dissertações da CAPES – e entrevistas realizadas com 14 responsáveis de camada popular e 8 de camada alta que possuíam filhos matriculados na pré-escola em instituições localizadas no Rio de Janeiro. Os resultados apontaram que as motivações iniciais dos responsáveis de camada popular para a matrícula nos estabelecimentos de Educação Infantil, se pautam na necessidade de um local para deixar os filhos enquanto trabalham, mas atribuem outras funções à escolarização para além da guarda e proteção. Também foi possível perceber que responsáveis de ambas as camadas valorizam a escola e agem da sua própria maneira com o objetivo de auxiliar os filhos em seu processo de escolarização. |
Palavras-chave: | Educação infantil Família Desigualdades sociais |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 9-Jul-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CASARES, Mariana Fanzeres. Relação família-escola na educação infantil em diferentes camadas sociais: uma análise das percepções das famílias por meio de revisão bibliográfica e entrevistas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCasares.pdf | 425.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.