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http://hdl.handle.net/11422/17334
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Lima, Ricardo Rovo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T22:03:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ricardo Rovo de Souza. A relação professor/aluno: contrapontos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire e a psicologia analítica de Carl Jung. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17334 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia junguiana | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961 | pt_BR |
dc.title | A relação professor/aluno: contrapontos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire e a psicologia analítica de Carl Jung | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Alexandre Palma da | - |
dc.contributor.referee2 | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.description.resumo | A presente monografia explora alguns aspectos da relação professor/aluno, utilizando alguns referenciais oferecidos pela Psicologia Analítica de Jung como contribuição à Pedagogia de Paulo Freire. O objetivo é construir um diálogo entre os enfoques da "Pedagogia do Oprimido" e a "Psicologia Analítica", além de verificar as possibilidades de que suas abordagens possam seguir lado a lado, contribuindo para a prática educacional. A linha de problematização fundamenta-se na argumentação de que o enfoque dado ao processo de conscientização proposto por Paulo Freire, e aquele proposto por Carl Jung, pode configurar-se como tentativa positiva de unir os esforços da psicologia com a pedagogia e trazer contribuições significativas para a Educação, no que tange a relação professor/aluno. O estudo, de caráter exploratório qualitativo, baseia-se exclusivamente em fontes bibliográficas, onde estabelecemos um diálogo entre Jung e Freire, particularmente com o conceito de oprimido e individuação. Com isso foi possível concluir da necessidade do reconhecimento do padrão arquetípico inconsciente na situação pedagógica professor/aluno, sendo suas implicações elementos de favorecimento a questão ensino/aprendizagem. Os resultados apontam que ao integrar ambos os autores, ocorre um crescimento da psique individual e coletiva, na relação professor/aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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