Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17334
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A relação professor/aluno: contrapontos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire e a psicologia analítica de Carl Jung
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Ricardo Rovo de Souza
Orientador: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumo: A presente monografia explora alguns aspectos da relação professor/aluno, utilizando alguns referenciais oferecidos pela Psicologia Analítica de Jung como contribuição à Pedagogia de Paulo Freire. O objetivo é construir um diálogo entre os enfoques da "Pedagogia do Oprimido" e a "Psicologia Analítica", além de verificar as possibilidades de que suas abordagens possam seguir lado a lado, contribuindo para a prática educacional. A linha de problematização fundamenta-se na argumentação de que o enfoque dado ao processo de conscientização proposto por Paulo Freire, e aquele proposto por Carl Jung, pode configurar-se como tentativa positiva de unir os esforços da psicologia com a pedagogia e trazer contribuições significativas para a Educação, no que tange a relação professor/aluno. O estudo, de caráter exploratório qualitativo, baseia-se exclusivamente em fontes bibliográficas, onde estabelecemos um diálogo entre Jung e Freire, particularmente com o conceito de oprimido e individuação. Com isso foi possível concluir da necessidade do reconhecimento do padrão arquetípico inconsciente na situação pedagógica professor/aluno, sendo suas implicações elementos de favorecimento a questão ensino/aprendizagem. Os resultados apontam que ao integrar ambos os autores, ocorre um crescimento da psique individual e coletiva, na relação professor/aluno.
Palavras-chave: Psicologia junguiana
Prática de ensino
Freire, Paulo, 1921-1997
Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Jul-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Ricardo Rovo de Souza. A relação professor/aluno: contrapontos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire e a psicologia analítica de Carl Jung. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLima.pdf6.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.