Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17341
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Projeto Político-Pedagógico: possibilidades e implicações do planejamento coletivo para o cotidiano escolar da educação infantil |
Autor(es)/Inventor(es): | Machado, Cláudia de Santana |
Orientador: | Fernández, Silvina Julia |
Resumo: | O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o planejamento educacional que organiza o trabalho pedagógico considerando as relações e condições sociais na escola pública. Instituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, que define e regulamenta o sistema educacional brasileiro, prevê em sua elaboração, execução, monitoramento e avaliação a participação e a colaboração de toda a comunidade escolar. Neste sentido, com a finalidade de analisar com compreensão crítica a pertinência e a coerência do PPP no planejamento coletivo, este trabalho tem por pretensão abranger uma experiência empírica de formação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizada no ano de 2016 e 2017, a fim de destacar as dimensões dos aspectos cotidianos que vincularam o PPP às condições de trabalho provenientes do nível macro de uma escola pública federal de Educação Infantil. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa percorre por uma abordagem qualitativa por intermédio dos seguintes dados sistematizados – as observações no campo de estudo, a articulação de pesquisas bibliográficas e a análise documental da instituição escolar. Baseando-me, portanto, na preponderância da pedagogia tradicional nas escolas em nossa sociedade (ainda nos dias de hoje), ouso por meio deste estudo, requerer por intermédio da minha experiência e participação na referida Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), propiciar um outro olhar acerca da compreensão do planejamento coletivo em uma vertente pedagógica não normativa, considerando, dessa maneira, a significância das ações cotidianas de uma escola pública na organização do trabalho pedagógico para o reconhecimento dos fluxos internos de coerência interna e externa que perpassam e exalam no seu PPP. |
Palavras-chave: | Educação infantil Planejamento escolar Projeto Político-Pedagógico |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 26-Ago-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | MACHADO, Cláudia de Santana. Projeto Político-Pedagógico: possibilidades e implicações do planejamento coletivo para o cotidiano escolar da educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CMachado.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.