Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17344
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma ponte afetiva entre professor e alunos da EJA a partir da experiência do estágio obrigatório
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Jeane de Sousa
Advisor: Souza, Marta Lima de
Abstract: O objetivo deste trabalho é trazer à reflexão a contribuição do ato afetivo no desenvolvimento da aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, a partir de uma experiência vivenciada durante o período de estágio realizado em uma instituição escolar e ao observar a prática pedagógica da professora regente da turma de alfabetização. A motivação para este estudo surgiu nos encontros de discussão sobre o estágio na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Educação de Jovens e Adultos, que é uma da disciplina obrigatória do currículo do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O campo de estudo foi uma turma de alfabetização da EJA do turno noturno, durante quatro meses do ano de 2015, em uma escola municipal localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Este trabalho utiliza-se da pesquisa qualitativa (Ivenick & Canen, 2016), além de estudos, sobretudo, as teorias de Henri Wallon (1992, 2010), Vigotski (1992), Sérgio Leite (2006) e Paulo Freire (2005), bem como outros autores estudiosos do tema e os registros do caderno de campo. Com base nas observações do cotidiano escolar e no relato de experiência, principalmente das relações afetivas entre a professora e os alunos (as), busquei compreender a presença do fator afetividade na sala de aula e a sua influência nas questões que envolvem o ensino e a aprendizagem destes sujeitos. Os resultados apontam para a construção do afeto, de maneira positiva, no processo da aprendizagem e na permanência dos alunos na escola, contribuindo no processo da aprendizagem e permanência dos alunos na escola.
Keywords: Afetividade
Educação de jovens e adultos
Pedagogia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Aug-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Jeane de Sousa. Uma ponte afetiva entre professor e alunos da EJA a partir da experiência do estágio obrigatório. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRibeiro.pdf254.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.