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dc.contributor.advisorSoares, Raquel Paiva de Araujo-
dc.contributor.authorAbreu, Lucas Ramalho-
dc.date.accessioned2022-06-21T20:10:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:59Z-
dc.date.issued2018-01-01-
dc.identifier.citationABREU, Lucas Ramalho. Fetiche, objeto ou bem: a mão visível e a teia invisível do consumo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17350-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectFetichismopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.titleFetiche, objeto ou bem: a mão visível e a teia invisível do consumopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Eduardo Granja-
dc.contributor.referee2Sacramento, Igor Pinto-
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é empreender uma análise sobre a origem do consumo enquanto relação social na sociedade contemporânea. O capitalismo surge com a modernidade, e com ela se confunde. Tanto a modernidade como o capitalismo têm origem a partir do Idade Média e se consolidaram no século XVII, a partir da Revolução Industrial. Desde então, o consumo se estabeleceu como mediador das relações sociais, enquanto força motriz do sistema econômico. Este ensaio vai adotar como referencial teórico as obras de autores como Jean Baudrillard, Guy Debord, Gilles Lipovetsky, Richard Sennett e Norbert Elias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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