Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17356
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kelman, Celeste Azulay | - |
dc.contributor.author | Fontoura, Joana Newlands | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T21:12:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | FONTOURA, Joana Newlands. Mediação pedagógica de aluno com transtorno do espectro autista: desafios na inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17356 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.title | Mediação pedagógica de aluno com transtorno do espectro autista: desafios na inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Regina Celi | - |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho monográfico é analisar as políticas públicas relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva e como esta inclusão ocorre no cotidiano escolar.Com o foco no aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em especialno aluno que faço mediação desde 2014, será aqui sinalizado o grande desafio da inclusão escolar. Para a elaboração deste trabalho foi necessário efetuar um levantamento e estudo da legislação que garante Atendimento Educacional Especializado a alunos com TEA e realizar observações em campo em uma escola particular do Rio de Janeiro onde o aluno mediado estuda. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desse aluno no contexto da classe comum, ondea maioria dos estudantes não apresenta tais necessidades, e como a mediação pedagógicase situa dentro do campo da inclusão escolar. A partir da busca pelo entendimento do que é mediar na escola,articulo com o pensamento de autores que discutem questões relacionadas à temática da inclusão escolar no Rio de Janeiro. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a não existência de um território comum, principalmente porque escola/professores investigados não estão preparados para atendera esse estudante. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JFontoura.pdf | 448.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.