Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17356
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.authorFontoura, Joana Newlands-
dc.date.accessioned2022-06-21T21:12:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:59Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationFONTOURA, Joana Newlands. Mediação pedagógica de aluno com transtorno do espectro autista: desafios na inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17356-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.titleMediação pedagógica de aluno com transtorno do espectro autista: desafios na inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Cunha, Regina Celi-
dc.description.resumoA proposta deste trabalho monográfico é analisar as políticas públicas relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva e como esta inclusão ocorre no cotidiano escolar.Com o foco no aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em especialno aluno que faço mediação desde 2014, será aqui sinalizado o grande desafio da inclusão escolar. Para a elaboração deste trabalho foi necessário efetuar um levantamento e estudo da legislação que garante Atendimento Educacional Especializado a alunos com TEA e realizar observações em campo em uma escola particular do Rio de Janeiro onde o aluno mediado estuda. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desse aluno no contexto da classe comum, ondea maioria dos estudantes não apresenta tais necessidades, e como a mediação pedagógicase situa dentro do campo da inclusão escolar. A partir da busca pelo entendimento do que é mediar na escola,articulo com o pensamento de autores que discutem questões relacionadas à temática da inclusão escolar no Rio de Janeiro. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a não existência de um território comum, principalmente porque escola/professores investigados não estão preparados para atendera esse estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFontoura.pdf448.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.