Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17356
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mediação pedagógica de aluno com transtorno do espectro autista: desafios na inclusão
Autor(es)/Inventor(es): Fontoura, Joana Newlands
Orientador: Kelman, Celeste Azulay
Resumo: A proposta deste trabalho monográfico é analisar as políticas públicas relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva e como esta inclusão ocorre no cotidiano escolar.Com o foco no aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em especialno aluno que faço mediação desde 2014, será aqui sinalizado o grande desafio da inclusão escolar. Para a elaboração deste trabalho foi necessário efetuar um levantamento e estudo da legislação que garante Atendimento Educacional Especializado a alunos com TEA e realizar observações em campo em uma escola particular do Rio de Janeiro onde o aluno mediado estuda. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desse aluno no contexto da classe comum, ondea maioria dos estudantes não apresenta tais necessidades, e como a mediação pedagógicase situa dentro do campo da inclusão escolar. A partir da busca pelo entendimento do que é mediar na escola,articulo com o pensamento de autores que discutem questões relacionadas à temática da inclusão escolar no Rio de Janeiro. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a não existência de um território comum, principalmente porque escola/professores investigados não estão preparados para atendera esse estudante.
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FONTOURA, Joana Newlands. Mediação pedagógica de aluno com transtorno do espectro autista: desafios na inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFontoura.pdf448.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.