Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17356
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Mediação pedagógica de aluno com transtorno do espectro autista: desafios na inclusão |
Autor(es)/Inventor(es): | Fontoura, Joana Newlands |
Orientador: | Kelman, Celeste Azulay |
Resumo: | A proposta deste trabalho monográfico é analisar as políticas públicas relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva e como esta inclusão ocorre no cotidiano escolar.Com o foco no aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em especialno aluno que faço mediação desde 2014, será aqui sinalizado o grande desafio da inclusão escolar. Para a elaboração deste trabalho foi necessário efetuar um levantamento e estudo da legislação que garante Atendimento Educacional Especializado a alunos com TEA e realizar observações em campo em uma escola particular do Rio de Janeiro onde o aluno mediado estuda. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desse aluno no contexto da classe comum, ondea maioria dos estudantes não apresenta tais necessidades, e como a mediação pedagógicase situa dentro do campo da inclusão escolar. A partir da busca pelo entendimento do que é mediar na escola,articulo com o pensamento de autores que discutem questões relacionadas à temática da inclusão escolar no Rio de Janeiro. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a não existência de um território comum, principalmente porque escola/professores investigados não estão preparados para atendera esse estudante. |
Palavras-chave: | Educação especial Educação inclusiva Transtornos do espectro autista |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Dez-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | FONTOURA, Joana Newlands. Mediação pedagógica de aluno com transtorno do espectro autista: desafios na inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFontoura.pdf | 448.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.