Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17361
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mulheres na ciência: uma análise de casos da representação de cientistas na mídia
Autor(es)/Inventor(es): Leite, Valentina dos Santos
Orientador: Barbosa, Marialva Carlos
Coorientador: Melo, Alice Carvalho de
Resumo: Quase metade da produção científica no Brasil é feita por mulheres. Esse dado, divulgado pela editora científica Elsevier, repercutiu em diversos veículos da imprensa brasileira. O aumento da presença feminina na ciência já é uma realidade: elas ocupam capas, manchetes, destaques, notícias de jornais, de revistas e da internet. Mas o que esses produtos midiáticos têm a dizer sobre elas? Através da análise de dois casos de cientistas brasileiras que ficaram em evidência nos últimos anos, este trabalho pretende avaliar de que forma essas mulheres ganharam espaço na mídia. Para isso, foram selecionadas reportagens sobre elas publicadas nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo. A partir dessas análises, há a possibilidade de pensar a mulher cientista como uma imagem, de certa forma, também construída pela imprensa.
Palavras-chave: Mulheres cientistas
Ciência na comunicação de massa
Mulheres na imprensa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEITE, Valentina dos Santos. Mulheres na ciência: uma análise de casos da representação de cientistas na mídia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VLeite.pdf335.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.