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dc.contributor.advisorSerpa, Marcelo Helvecio Navarro-
dc.contributor.authorPaula, Gabriela Freitas de-
dc.date.accessioned2022-06-22T19:22:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:00Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationPAULA, Gabriela Freitas de. Representatividade LGBT na Absolut: uma análise das propagandas da marca ao longo dos últimos 40 anos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17364-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMinorias sexuaispt_BR
dc.subjectBranding (Marketing)pt_BR
dc.subjectAbsolutpt_BR
dc.titleRepresentatividade LGBT na Absolut: uma análise das propagandas da marca ao longo dos últimos 40 anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Carneiro, Mario Rubens de Oliveira-
dc.contributor.referee1Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos-
dc.contributor.referee2Lino, Bruno Barreto-
dc.description.resumoCom o início do movimento LGBT apenas na década de 1970, a representatividade desse público na publicidade se estabelece como uma prática recente e com poucos anos de história. Nesse contexto, a marca de bebida Absolut Vodka entra como uma das pioneiras quando o assunto é usar a representatividade LGBT como estratégia de comunicação de marca, fazendo isto desde o ano de 1981. Com isso, o objetivo do presente estudo foi entender de qual forma a marca Absolut trabalhou a representatividade LGBT nas suas propagandas e em quais canais essas comunicações foram feitas, afim de mostrar a importância de uma marca colocar o público LGBT como foco das suas propagandas. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e análise descritiva de conteúdo para entender as ações da marca voltadas para esse público-alvo. Assim, através dessa análise foi possível identificar uma comunicação constante e representativa com foco na comunidade LGBT ao longo dos últimos 40 anos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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