Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17393
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo de possíveis biomarcadores inflamatórios no plasma de indivíduos vivendo com HTLV-1
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Giovanna Perez Mello
Orientador: Lima, Juliana Echevarria
Resumo: O vírus linfotrópico de células T humano do tipo 1 (HTLV-1) estabelece uma infecção persistente em humanos e é capaz de promover o aparecimento de quadros graves em pacientes, como a leucemia/linfoma de células T do adulto (ATLL) e doenças inflamatórias nãoneoplásicas como a mielopatia associada à infecção pelo HTLV-1/paraparesia espástica tropical (MAH/PET). A MAH/PET é uma doença desmielinizante de progressão lenta, negligenciada e socialmente devastadora. Cerca de 8% dos pacientes apresentam rápido declínio do quadro neurológico, que leva à fraqueza espástica de membros inferiores. O tratamento para essas condições graves induzidas pelo vírus ainda é limitado, o que afeta desfavoravelmente o prognóstico dos pacientes. O desenvolvimento de lesão neurológica promove o aumento dos níveis de mediadores inflamatórios como IFN-gama, TNF-alfa, GM-CSF e IL-1-beta, além de quimiocinas como CXCL9 e CXCL10, que podem ser detectados no líquor de pacientes com MAH/PET. A fim de melhorar o entendimento do surgimento e progressão da doença neurológica, nos propomos a estudar alterações em componentes do plasma de indivíduos portadores de MAH/PET e assintomáticos (ACs), através da avaliação dos níveis de proteínas totais, D-aminoácido oxidase (DAO), interleucina 6 (IL-6), CXCL10, metaloproteinase-2 (MMP-2), atividade de lactato desidrogenase (LDH) e nitrito em amostras de indivíduos vivendo com HTLV-1 (ACs e MAH/PET) e não infectados. No plasma de indivíduos vivendo com HTLV-1, ACs e MAH/PET, foram encontrados níveis mais altos de CXCL10 comparados aos níveis encontrados em indivíduos não infectados. Embora os níveis de DAO sejam semelhantes entre os indivíduos vivendo com HTLV-1 AC e MAH/PET, foi encontrada uma correlação negativa entre estes níveis e de CXCL10. Por outro lado, foram detectados níveis mais baixos de atividade LDH nos indivíduos vivendo com HTLV-1, ACs e MAH/PET. Também foram identificadas diferenças nas concentrações de nitrito no plasma, com níveis mais elevados sendo encontrados em pacientes vivendo com HTLV-1 ACs, quando em comparação aos portadores de MAH/PET. Os níveis de MMP2 e nitrito se correlacionam negativamente com o grau de incapacidade motora dos pacientes, sugerindo uma possível associação com o tempo do dano neurológico. Acreditamos que este estudo possa contribuir para o entendimento de alterações proteicas apresentadas no plasma de indivíduos MAH/PET e suas possíveis correlações com o desenvolvimento e avanço da doença neurológica.
Palavras-chave: Vírus linfotrópico T tipo 1 humano
Plasma
Paraparesia espástica tropical
Human T-lymphotropic virus 1
Paraparesis, Tropical Spastic
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Abr-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, G. P. M. (2022). Estudo de possíveis biomarcadores inflamatórios no plasma de indivíduos vivendo com HTLV-1 [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPMSantos.pdf847 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.