Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17421
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estabilidade de exoplanetas em configuração co-orbital
Autor(es)/Inventor(es): Nogueira, Pedro Henrique Soares da Silva de Pinho
Tutor: Roig, Fernando Virgilio
Resumen: Kepler-56 é um sistema planetário que possui características interessantes do ponto de vista dinâmico. Contém três planetas, estando dois deles em quase ressonância 2:1. Também possui uma estrela no ramo das gigantes vermelhas. Seus dois planetas mais internos (Kepler-56b e Kepler-56c) são quase-ressonantes e quase-coplanares, tendo as suas órbitas significativamente inclinadas em relação ao equador da estrela e ao planeta mais externo (Kepler-56d). Neste trabalho, realizamos um estudo similar ao de Reátegui (2015), abordando a estabilidade dinâmica de planetas co-orbitais hipotéticos neste sistema. Diferindo do estudo de Reátegui, não consideramos os corpos troianos como partículas de teste mas como corpos massivos. Além disso, utilizamos valores dos parâmetros dos planetas atualizados a partir de estudos mais recentes, como a massa de Kepler-56d (Otor et al., 2016). Utilizamos o integrador simplético de n-corpos SyMBA, contido no pacote SWIFT (Levison and Duncan, 2013), e realizamos simulações de grades de condições iniciais dos co-orbitais hipotéticos no espaço dos parâmetros orbitais excentricidade (valores entre 0.1 e 0.5) e semi-eixo maior (semi-eixo maior médio do planeta co-orbital +_ desvio padrão amostral s, calculado através dos valores de semi-eixo maior deste planeta). A partir da evolução destas condições iniciais, calculamos alguns estimadores de caos a fim de construir mapas de estabilidade dos sistemas.
Materia: Exoplanetas
Dinâmica orbital
Exoplanets
Orbital dynamics
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA::ASTROFISICA EXTRAGALACTICA
Unidade de producción: Observatório do Valongo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-mar-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NOGUEIRA, Pedro Henrique Soares da Silva de Pinho. Estabilidade de exoplanetas em configuração co-orbital. 2018. 109 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Astronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PHSSPNogueira.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.