Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17423
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Jornalismo e conteúdo de marcas: perspectivas sobre a produção e curadoria de notícias na era digital
Author(s)/Inventor(s): Souza, Ana Clara Marques de
Advisor: Azevedo, Sandro Torres de
Abstract: As transformações tecnológicas do final do século XX e início do século XXI possibilitaram uma grande reconfiguração na área da comunicação. Como consequência, o jornalismo precisou adaptar-se à nova dinâmica de consumo de informação a fim de encontrar o seu espaço na chamada “Era do compartilhamento”. Para além das redações tradicionais, a produção de conteúdo por empresas não midiáticas, como estratégia de marketing, aparece como uma possibilidade para os jornalistas que dominam as ferramentas e linguagens do meio digital. A partir desse cenário, o presente estudo pretendeu abordar os principais desafios e as perspectivas para os profissionais no novo campo chamado “jornalismo de marca” ou “marketing de conteúdo” por meio de uma revisão bibliográfica, contemplando os pontos de vista ético e técnico. A pesquisa traz ainda uma análise da expansão do canal de conteúdo do site comparador de preços Zoom com o objetivo de comprovar de forma prática os principais conceitos discutidos ao longo da pesquisa.
Keywords: Jornalismo
Marketing
Cibercultura
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Ana Clara Marques de. Jornalismo e conteúdo de marcas: perspectivas sobre a produção e curadoria de notícias na era digital. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASouza.pdf390.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.