Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarrera, Fernanda Ariane Silva-
dc.contributor.authorSouza, Ana Letícia Loubak de-
dc.date.accessioned2022-06-28T20:04:54Z-
dc.date.available2022-06-30T03:00:18Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Letícia Loubak de. Youtubers cristãos: a comunicação participativa em prol da dinamização do protestantismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17424-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProtestantismopt_BR
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectVlogueiraspt_BR
dc.titleYoutubers cristãos: a comunicação participativa em prol da dinamização do protestantismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Loureiro, Marcos Dantas-
dc.contributor.referee2Refkalefsky, Eduardo-
dc.description.resumoA capilarização da internet e a popularização do acesso aos dispositivos tecnológicos interativos no início do século XXI levaram à complexificação das formas de produção e consumo de conteúdo, com plataformas digitais como o YouTube abrindo caminho para a participação de usuários comuns. Nesse contexto, os fiéis evangélicos despontam como youtubers, dando continuidade à estratégia de apropriação dos meios de comunicação para difundir a mensagem evangelística. O objetivo deste trabalho é analisar como a atuação dos youtubers protestantes, a partir do formato do vlog, dinamiza o fenômeno religioso online. Com base nos estudos sobre convergência midiática, cultura participativa e comunicação religiosa, busca-se investigar o que leva ao consumo desses vlogs no YouTube, bem como se dá a influência dos vlogueiros no segmento cristão. Para tanto, realiza-se a análise dos comentários nos canais dos fiéis Roberta Vicente e Luca Martini, aliada à aplicação de uma pesquisa qualitativa entre espectadores das respectivas páginas. A partir de articulações teórico-práticas, este trabalho abre espaço para discutir as novas dinâmicas que surgem da relação entre mídia e religião.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALSouza.pdf532.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.