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dc.contributor.advisorNicolau, Andressa dos Santos-
dc.contributor.authorMello, Jéssica Salgado de-
dc.date.accessioned2022-06-29T14:49:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:01Z-
dc.date.issued2020-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17434-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecarga de reatores nuclearespt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectOtimização com cucopt_BR
dc.subjectVoo de Lévypt_BR
dc.titleProblema da recarga de reatores nucleares do tipo PWR otimizado pelo algoritmo cucopt_BR
dc.title.alternativePWR nuclear reactor reload problem optimized by cuckoo algorithmpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3725226167859388pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7932995397064164pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e-
dc.contributor.referee2Machado, Marcelo Dornellas-
dc.description.resumoEm reatores nucleares do tipo PWR (Pressurized Water Reactor), existe o problema de otimização da recarga nuclear (POR), um problema de análise combinatória de alta complexidade e de grande interesse na engenharia nuclear, tanto econômico quanto acadêmico. Por este motivo, algoritmos de inteligência artificial (IA) foram sendo desenvolvidos e aplicados ao POR desde meados da década de 1980. O presente trabalho trata sobre o POR ao propor um novo método de otimização de IA para ele, especificamente para o ciclo de operação 7 da usina nuclear Angra 1. Este método é proposto através do desenvolvimento e implantação de um algoritmo de busca, que utiliza o Voo de Lévy, baseado na estratégia de reprodução da família de aves Cuculidae, o algoritmo de otimização cuco (COA). Para que as condições de segurança de cada solução candidata produzida pelo COA para o POR pudessem ser avaliadas, foi feito o uso do código nodal de física de reatores RECNOD, cujos parâmetros utilizados pelo COA foram a concentração de boro solúvel na água do circuito primário e a potência média relativa dos elementos combustíveis. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, uma vez que podem ser comparados aos já existentes na literatura, o que ressalta a eficiência e robustez do COA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NUCLEARpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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