Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17443
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Representação do migrante sulamericano pela imprensa brasileira: o caso dos refugiados venezuelanos
Autor(es)/Inventor(es): Aguila, Flávio Martins
Orientador: ElHajji, Mohammed
Coorientador: Ávila, Otávio Cezarini
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma o migrante sulamericano é percebido na imprensa brasileira. Estudar de que forma o veículo Folha de S. Paulo retratou os migrantes venezuelanos durante o ano de 2018. Serão analisadas um total de 5 matérias publicadas entre janeiro e dezembro de 2018 e analisar-se-á os discursos, as ideias e narrativas apresentadas nestas matérias. Analisar de que modo os fluxos migratórios se construíram nacional e internacionalmente, entender qual a importância da imprensa na construção de estereótipos e como historicamente ela ajudou a construir identidade(s) nacionais. Estudar de que forma o migrante branco foi inserido na nossa sociedade e comparar esse quadro com a recepção dos migrantes não-brancos. A análise traz à luz inconsistências narrativas presentes no próprio veículo, aliadas a ideias que sedimentam estereótipos ligados historicamente à países do sul-global e dos demais países subdesenvolvidos que migram.
Palavras-chave: Jornalismo
Emigração e imigração
Venezuela
América do Sul
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AGUILA, Flávio Martins. Representação do migrante sulamericano pela imprensa brasileira: o caso dos refugiados venezuelanos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FAguila.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.