Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17446
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Priscila Andrade Magalhães-
dc.contributor.authorMendes, Camila Cristine Viana-
dc.date.accessioned2022-06-29T19:17:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17446-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.titleEducação sobre um novo olhar: análises a partir da ótica do alunopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5607229413296318pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho tem como finalidade apresentar a visão dos alunos de camadas populares acerca da educação. Em especial, analisar suas expectativas, ideias e sugestões sobre a escola e o estudo. Para melhor retratar a visão destes estudantes, foi realizado um recorte com adolescentes moradores do Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Estes jovens são inscritos no projeto Preparatório para o Ensino Médio, realizado pela organização social Redes de Desenvolvimento da Maré e estão entre o 9o ano do ensino fundamental e 1o ano do ensino médio. Como metodologia, foi analisado um questionário socioeconômico e realizada uma entrevista coletiva com 12 estudantes, questionando-os sobre sua visão da escola, os motivos que os mobilizam a estudarem e sugestões sobre o que modificariam na instituição escolar. A experiência da pesquisadora enquanto educadora no contexto analisado, auxilia na discussão e análise dos temas in loco. Observou-se nos alunos um olhar de atenção e importância à escola, muitas vezes trazidas por seus pais. Entretanto, embora vejam a instituição escolar como essencial, os alunos demonstram desejo em participar das escolhas escolares, questionam comportamentos docentes e, sobretudo, apresentam o interesse em que a escola atenda às suas necessidades reais, auxiliando em situações do cotidiano, como por exemplo, educação financeira. A partir da fala dos alunos, é possível transitar entre temas sociais, psicológicos e educacionais, fazendo uma reflexão sobre a visão destes discentes com o papel da educação e como ela se reproduz entre as camadas mais vulneráveis do Estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Italiano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCVMendes.pdf281.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.