Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17446
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães | - |
dc.contributor.author | Mendes, Camila Cristine Viana | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T19:17:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:02Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17446 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.title | Educação sobre um novo olhar: análises a partir da ótica do aluno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5607229413296318 | pt_BR |
dc.description.resumo | O seguinte trabalho tem como finalidade apresentar a visão dos alunos de camadas populares acerca da educação. Em especial, analisar suas expectativas, ideias e sugestões sobre a escola e o estudo. Para melhor retratar a visão destes estudantes, foi realizado um recorte com adolescentes moradores do Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Estes jovens são inscritos no projeto Preparatório para o Ensino Médio, realizado pela organização social Redes de Desenvolvimento da Maré e estão entre o 9o ano do ensino fundamental e 1o ano do ensino médio. Como metodologia, foi analisado um questionário socioeconômico e realizada uma entrevista coletiva com 12 estudantes, questionando-os sobre sua visão da escola, os motivos que os mobilizam a estudarem e sugestões sobre o que modificariam na instituição escolar. A experiência da pesquisadora enquanto educadora no contexto analisado, auxilia na discussão e análise dos temas in loco. Observou-se nos alunos um olhar de atenção e importância à escola, muitas vezes trazidas por seus pais. Entretanto, embora vejam a instituição escolar como essencial, os alunos demonstram desejo em participar das escolhas escolares, questionam comportamentos docentes e, sobretudo, apresentam o interesse em que a escola atenda às suas necessidades reais, auxiliando em situações do cotidiano, como por exemplo, educação financeira. A partir da fala dos alunos, é possível transitar entre temas sociais, psicológicos e educacionais, fazendo uma reflexão sobre a visão destes discentes com o papel da educação e como ela se reproduz entre as camadas mais vulneráveis do Estado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Italiano |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CCVMendes.pdf | 281.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.