Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17446
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Educação sobre um novo olhar: análises a partir da ótica do aluno |
Autor(es)/Inventor(es): | Mendes, Camila Cristine Viana |
Tutor: | Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães |
Resumen: | O seguinte trabalho tem como finalidade apresentar a visão dos alunos de camadas populares acerca da educação. Em especial, analisar suas expectativas, ideias e sugestões sobre a escola e o estudo. Para melhor retratar a visão destes estudantes, foi realizado um recorte com adolescentes moradores do Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Estes jovens são inscritos no projeto Preparatório para o Ensino Médio, realizado pela organização social Redes de Desenvolvimento da Maré e estão entre o 9o ano do ensino fundamental e 1o ano do ensino médio. Como metodologia, foi analisado um questionário socioeconômico e realizada uma entrevista coletiva com 12 estudantes, questionando-os sobre sua visão da escola, os motivos que os mobilizam a estudarem e sugestões sobre o que modificariam na instituição escolar. A experiência da pesquisadora enquanto educadora no contexto analisado, auxilia na discussão e análise dos temas in loco. Observou-se nos alunos um olhar de atenção e importância à escola, muitas vezes trazidas por seus pais. Entretanto, embora vejam a instituição escolar como essencial, os alunos demonstram desejo em participar das escolhas escolares, questionam comportamentos docentes e, sobretudo, apresentam o interesse em que a escola atenda às suas necessidades reais, auxiliando em situações do cotidiano, como por exemplo, educação financeira. A partir da fala dos alunos, é possível transitar entre temas sociais, psicológicos e educacionais, fazendo uma reflexão sobre a visão destes discentes com o papel da educação e como ela se reproduz entre as camadas mais vulneráveis do Estado. |
Materia: | Estudantes Escola Ensino fundamental Ensino médio Ensino público |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Italiano |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CCVMendes.pdf | 281.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.