Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17488
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Arcos gravitacionais: relações entre parâmetros locais e não locais das imagens através de simulações
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Pedro da Cunha
Orientador: Makler, Martín
Resumo: O estudo de arcos gravitacionais vem recebendo crescente atenção nos últimos anos, tanto pelo aumento constante no número de objetos detectados, quanto pelos progressos na modelagem da formação desses sistemas. Um caminho para compreender a formação de arcos e melhorar sua modelagem é investigar as relações entre parâmetros locais e não locais das imagens produzidas pelo lenteamento gravitacional. Como parâmetros locais compreendemos aqueles que se referem a um único ponto, como o centro de uma imagem, enquanto os parâmetros não locais estão associados a aspectos macroscópicos da imagem, como comprimento e largura. Neste trabalho investigamos algumas dessas relações como, por exemplo, a conexão entre as magnificações tangencial e radial e a razão comprimento-largura de imagens. Com isto, visamos determinar a validade de uma aproximação muitas vezes utilizadas em cálculos de estatística de arcos, que diz que a razão axial das imagens é igual à razão das magnificações. Também procuramos por relações entre a curvatura e a razão axial das imagens, considerando que a distância entre o centro geométrico e o centro real de uma imagem é uma medida de sua curvatura. Para realizar este trabalho, implementamos programas em Python que controlam todo o processo, desde a geração das imagens – com o uso do aplicativo gravlens – até a identificação de imagens individuais com a medida dos parâmetros acima mencionados e a análise dos resultados. Geramos um grande número de fontes para os modelos de lente da esfera isotérmica singular e de Navarro, Frenk e White elípticos e obtemos as posições das imagens e as magnificações calculadas nos seus centros. Percebemos que a razão axial das imagens é, de fato, tanto melhor aproximada pela razão das magnificações quanto menor for a razão axial. Também verificamos uma forte dependência da elipticidade da lente com respeito à dispersão entre as duas grandezas.
Palavras-chave: Arcos gravitacionais
Lentes gravitacionais
Cosmologia
Gravitational arcs
Gravitational lensing
Cosmology
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade produtora: Observatório do Valongo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Mar-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Pedro da Cunha. Arcos gravitacionais: relações entre parâmetros locais e não locais das imagens através de simulações. 2008. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Astronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PCFerreira.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.