Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17496
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaia, Raphael Nunes Púpio-
dc.contributor.authorOliveira, Evandro de Souza-
dc.date.accessioned2022-07-04T19:37:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:02Z-
dc.date.issued2017-04-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Evandro de Souza. O conceito de incerteza nas experiências de física: introduzindo o histograma de blocos. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17496-
dc.description.abstractIn this dissertation we show how to introduce the block histogram in order to present to the students the first notions about uncertainties of measurements of physical quantities in simple experimental laboratory practices. Based on the theory of mediation suggested by Vygotsky, we propose three experiments related to Physics Teaching (Reaction Time, Free Fall and simple pendulum) to introduce the use of the histogram in the didactic sequence. At the end of each activity and possession of the data, the students assembled histograms, which allowed them to compare experimental models and / or methods. In this way, we encourage students to understand the uncertainty of measurements and the physical phenomena of each activity without concern for mathematical formalism. We conclude with the report of the activities and conclusions.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIncerteza de mediçãopt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMeasurement uncertaintyen
dc.subjectLaboratoryen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleO conceito de incerteza nas experiências de física: introduzindo o histograma de blocospt_BR
dc.title.alternativeThe concept of uncertainty in experiments: introducing the blocks histogramen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3764845418222956pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7727597253766030pt_BR
dc.contributor.referee1Belmonte, Valéria Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5381483815152916pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Vitor Luiz Bastos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339350423425464pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação mostramos como introduzir o histograma de blocos a fim de apresentar aos estudantes as primeiras noções sobre Incertezas de medições de grandezas físicas em práticas experimentais simples de laboratório. Baseada na teoria de mediação sugerida por Vygotsky, propomos três experimentos relacionados ao ensino de física (Tempo de Reação, Queda Livre e Pêndulo Simples) para introduzir o uso do histograma na sequência didática. Ao término de cada atividade e de posse dos dados, os estudantes montaram histogramas, o que os possibilitou comparar modelos e / ou métodos experimentais. Desta forma, estimulamos os estudantes a compreender a incerteza de medições e os fenômenos físicos de cada atividade sem preocupações com o formalismo matemático. Finalizamos com o relato das atividades e conclusões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESOLIVEIRA_PPG_EF.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open
ESOLIVEIRA_Produto.pdf273.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.